morar sozinho, apartamento, imóvel, dica

Como escolher um imóvel para morar sozinho

Escolher morar sozinho pode ser um passo grande a ser dado, mas, escolher o imóvel ideal para dar esse passo é fundamental. Para que você saiba quais são os requisitos para escolher o melhor apartamento para você, levantamos neste post as melhores dicas.
Portanto, leia até o final e saiba como escolher o melhor imóvel para morar sozinho.

O que eu preciso saber antes de morar sozinho?

Escolher morar sozinho pode acarretar grandes responsabilidades, por isso, saber quais são elas antes de consolidar essa escolha pode ser uma boa estratégia. Vale dizer que sair da casa dos pais pode exigir muito planejamento financeiro, principalmente quando a sua escolha é comprar um novo imóvel.

Sendo assim, você vai precisar de um tempo para se preparar financeiramente, levantar quais serão os gastos mensais e o valor que pretende investir na compra do seu imóvel. Além disso, fazer uma simulação dos valores de parcela e entrada pode ser um método norteador para começar esse planejamento financeiro.

Com esses valores já consolidados você ainda precisará saber os valores correspondentes à condomínio, água, luz, entre outros gastos fixos que terá após conquistar a sua nova casa.

Analise a localização do imóvel:

Considerar a localização do imóvel deve ser a primeira exigência na sua lista de desejos quando for morar sozinho. Caso escolha um imóvel de difícil acesso, sua mobilidade pode ser prejudicada em questões de tempo gasto para ir e vir do trabalho, por exemplo.

Veja também como é o acesso a sua casa nova por meio de transportes públicos e a proximidade do centro da cidade. Assim, você poderá ter fácil acesso a farmácias, escolas, faculdades e comércio sem problemas.

Pense no tamanho que você precisa:

Avaliar o tamanho do imóvel é importante para que você saiba que o apartamento atende suas necessidades diárias e corresponda com o seu estilo de vida. Sendo assim, se você gosta de receber os amigos para um jantar, escolher um apartamento com varanda gourmet, área de lazer ou espaço para convidados pode ser um dos quesitos atrativos.

Agora, se você é do tipo que trabalha em home office e prefere uma noite tranquila com um filme, um apartamento mais modesto, com espaço coworking e com mais exclusividade pode fazer mais o seu estilo.

Essa avaliação de espaço e objetivos fará bastante sentido a longo prazo, pois no caso de uma escolha equivocada, você poderá sentir falta de um espaço para trabalho ou para festejar com os amigos em uma sexta à noite.

Verifique a infraestrutura do condomínio:

Escolher um apartamento em condomínio pode significar ter mais lazer no seu tempo livre. Sendo assim, quando for escolher seu novo imóvel analise o que ele pode oferecer de benefícios.

Além do lazer, a segurança que um condomínio oferece é superior a uma moradia comum. Lá você poderá contar com portaria 24 horas, câmeras de segurança e estacionamento vigiado. Tudo para que a sua nova experiência de morar sozinho seja a melhor possível.

Além disso, você poderá contar com churrasqueiras, piscinas, salão de festa e academias. Os condomínios atualmente, possuem a infraestrutura de uma minicidade, pois alguns contam até com minimercados e lavanderias internas para os condôminos, facilitando seu novo estilo de vida.

Escolha imóveis na planta:

Os imóveis ainda na planta poderão te dar o tempo de preparação financeira. Como estamos falando de um imóvel que estará pronto no prazo de um ou dois anos, você poderá se organizar financeiramente para arcar com as parcelas e com os gastos fixos após a mudança.

Fazer um planejamento neste primeiro momento será fundamental, então, escolha imóveis que você terá previsibilidade de pagamento, valorização de longo prazo e condições claras de parcelamento.

Durante a escolha, sempre busque saber mais sobre a construtora, formas de parcelamento e sempre opte pelas mais tradicionais no mercado imobiliário. Esses pontos podem evitar problemas como: atraso na entrega das chaves e valores inesperados durante o período de construção do imóvel.

Considere os espaços ao ar livre:

Considerar os espaços ao ar livre que o seu novo lar proporciona pode ser um diferencial na sua decisão. Por exemplo, ter um espaço para sentar-se e aproveitar um pôr do sol ou uma tarde de domingo podem ser encarados com um algo a mais.

Se você optar por um imóvel em condomínio, geralmente os ambientes comuns, internos e externos, são planejados e decorados. Quando falamos de espaços ao ar livre, eles possuem paisagismo e bancos para tornar o seu fim de tarde ainda mais agradável.

Outro ponto, são as academias ao ar livre, vários condomínios disponibilizam esse espaço de treino já equipado, para você poder treinar e aproveitar um lindo dia de sol ao mesmo tempo. Então, considere este quesito também antes de escolher seu novo endereço.

Vaga de garagem:

Se você tem o seu carro ou moto precisará de um espaço para guardá-lo em segurança. Neste caso, saber se o condomínio possui vaga para moradores e as condições para cadastrar o seu veículo para entrada e saída é muito importante.

Neste ponto, fará sentido conhecer as regras do condomínio para cadastro de veículo e o processo de entrada e saída da portaria. Além disso, alguns condomínios disponibilizam vagas para visitantes, vale saber como funcionam essas vagas rotativas e como você pode usá-las, quando receber seus amigos e familiares.

Leia bem o contrato quando fechar o negócio:

Após considerar esses pontos e fazer a sua escolha ideal, leia o contrato de compra e venda com cuidado. Como estamos falando da compra do seu primeiro imóvel, prestar atenção nos detalhes é fundamental.

Vale dizer que neste momento você saberá qual o dia da entrega do imóvel, os valores das parcelas e até quando poderá quitar o valor de entrada. Por isso, ler com atenção e avaliar sempre cada um dos pontos fará a diferença no processo de aquisição da sua nova casa.

Busque fazer esse processo por um banco de grande porte e ofereça diferentes formas de segurança para você. Assim você conseguirá se preparar também para os gastos com decoração e mobílias para o seu apartamento.

Conclusão:

Escolher morar sozinho pode exigir de você a análise dos pontos positivos e negativos. Portanto, sempre notifique essa decisão aos seus pais e conte com ajuda deles para se preparar para essa nova fase.

Além disso, não desconsidere a necessidade de planejamento e visitas antecipadas aos decorados de diferentes construtoras.

Aqui na Cataguá, sempre disponibilizamos em nossos plantões um espaço para que os clientes conheçam o decorado e como serão os ambientes comuns por meio de uma maquete ou imagens em 3D.

Não se esqueça se optar pelos anos de experiência da construtora, esse ponto fará com que você tenha segurança de fechar um bom negócio e da entrega do imóvel na data estipulada. Outro ponto que temos orgulho, nossos empreendimentos são cem por cento entregues na data prevista e de acordo com as condições do contrato.

Por fim, sempre considere sua lista de desejos para um condomínio ideal, isso te proporcionará uma perspectiva do que pode ser decisivo no seu ponto de vista para este novo estilo de vida que você aspira.


Converse por Whatsapp
Rolar para cima