Por que investir em um imovel na planta e um bom negocio

Investir em imóvel na planta é um bom negócio?

Sonhar com a sua casa própria é bom, realizar esse sonho é melhor ainda! Isso é possível se você analisar as suas escolhas e fizer um bom planejamento. Neste contexto, temos uma dica que pode facilitar o processo: comprar um imóvel na planta é uma ótima opção para transformar esse sonho em realidade por um custo-benefício muito mais atrativo. 

Se você ainda está com dúvidas sobre investir ou não em um imóvel na planta, este post é para você! Ao longo deste conteúdo, vamos compartilhar com você as principais vantagens do investimento e contar por que o imóvel na planta é o melhor negócio para você. 

Pronto para começar? Boa leitura!

Por que investir em um imóvel na planta?

Se você quer sair do aluguel e comprar o seu primeiro imóvel, sabe que fica ainda mais fácil realizar esse sonho quando se pode contar com uma ajudinha extra, não é mesmo? É exatamente por isso que os imóveis na planta podem trazer diversos benefícios para você.

Além de poder contar com o auxílio dos financiamentos imobiliários, a compra dos imóveis na planta oferece maior flexibilidade na negociação, podendo garantir descontos e condições ainda mais facilitadas de compra. 

Outro ponto positivo é a grande variedade de imóveis incluídos no  programa Casa Verde e Amarela, por exemplo. A linha de financiamento oferece subsídios para as famílias e condições especiais de pagamento com taxas de juros bem mais baixas. Além disso, a redução da taxa de crédito imobiliário pelos bancos com a queda da taxa Selic é uma ótima aliada no cenário atual.

Vantagens de comprar um imóvel na planta

A compra de um imóvel é uma das decisões mais importantes que alguém pode tomar, por isso é muito comum surgirem dúvidas sobre o investimento. Encontrar o lar ideal é uma tarefa que exige pesquisa e planejamento para garantir a melhor escolha para o seu bolso e para o seu bem-estar. 

Se você também está se perguntando se o investimento em um imóvel na planta vale ou não a pena, confira as vantagens que ele pode trazer:

1. Imóvel valorizado

Logo após a conclusão das obras e entrega das chaves, o imóvel já começa a se valorizar e a melhor parte é que ele é totalmente seu! No futuro, é bem provável que o valor dele esteja mais alto do que quando você comprou, principalmente por se tratar de um imóvel totalmente novo. 

Além disso, o local se torna mais reconhecido com a chegada de novos empreendimentos e comércio, possibilitando uma qualidade de vida maravilhosa para toda a sua família. 

Vale ressaltar também que os imóveis comercializados na planta passam por um estudo de viabilidade pela construtora e costumam ser construídos em áreas com alto potencial de crescimento e valorização.

2. Parcela do financiamento semelhante à do aluguel

Outra vantagem do imóvel na planta é o valor da mensalidade do financiamento. Ao contrário do aluguel, que tem reajustes anuais em suas parcelas, o financiamento se ajusta a sua realidade financeira e oferece condições bem atrativas de pagamento. 

Além disso, o aluguel não oferece nenhum retorno, já que o imóvel não é seu. Por outro lado, um imóvel próprio pode ser financiado com parcelas até menores do que o preço do aluguel e o seu patrimônio financeiro é garantido – é muito mais segurança para o seu futuro e o de sua família.

3. Qualidade de vida

Com a saída do aluguel, você está livre para construir um futuro brilhante com a sua família na casa que você sempre sonhou! A realização deste sonho gera uma grande satisfação, mas os impactos positivos da conquista vão muito além disso.

Ter um lugar para chamar de seu é poder viver com tranquilidade em um lar capaz de atender às suas necessidades diárias com conforto e segurança. Isso tudo contribui para o seu bem-estar e, consequentemente, aumenta a qualidade de vida de forma significativa.

4. Liberdade para personalizar o imóvel

Quem mora de aluguel sabe que a possibilidade de deixar o imóvel com a sua cara é muito limitada, não é mesmo? Como você não é proprietário do imóvel, grandes mudanças não costumam ser permitidas e muitas vezes fica difícil se sentir em casa assim.

Por outro lado, ao comprar um imóvel na planta, você garante mais economia para o bolso mesmo adquirindo um espaço totalmente seu. Com isso você garante também total liberdade para fazer alterações no layout e decorar cada cantinho do imóvel do jeitinho que sempre sonhou.

5. Condições de pagamento facilitadas

Como já falamos anteriormente neste post, existem diversas formas de tornar o sonho da casa própria mais acessível financeiramente e isso é ainda mais vantajoso quando falamos sobre os imóveis vendidos na planta. Isso acontece porque o empreendimento ainda será construído, assim a empresa pode comercializá-lo por um preço bem mais atrativo.

Descontos especiais, condições de pagamento facilitadas, parcelamento do valor de entrada e muitos outros benefícios são bem comuns e podem ser adquiridos em parceria com o financiamento imobiliário. A dica é pesquisar valores e propostas para encontrar a melhor opção para o seu bolso – fazer simulações é uma boa maneira de descobrir como ficariam as suas parcelas.

6. Mais flexibilidade na negociação com a construtora

Muito além dos benefícios já oferecidos, vale destacar que as construtoras são mais flexíveis no momento de negociar um imóvel na planta. Por isso é muito importante fazer a sua pesquisa, tirar dúvidas e buscar a melhor negociação para você.

Para isso, não tenha vergonha e pergunte sobre as possibilidades de pagamento, converse com os atendentes da empresa e analise com calma o custo-benefício da construção. Não deixe de considerar também o potencial de valorização da área, pois isso pode fazer uma grande diferença no futuro: seu imóvel pode valer muito mais daqui alguns anos, apresentando altas possibilidades de lucro.

7. Segurança de adquirir um imóvel novo

Outra grande vantagem de comprar um imóvel na planta é contar com a segurança de ter infraestrutura nova, já que tudo é construído do zero. Quando se compra um imóvel usado, corre-se o risco de encontrar estruturas desgastadas e layouts antiquados, por isso as chances de precisar fazer alguns reparos ou até mesmo grandes reformas para adaptar os espaços é muito maior.

Com os imóveis vendidos na planta isso não acontece. Além de serem desenvolvidos a partir de projetos muito mais modernos, esse tipo de imóvel ainda fornece instalações novas, assim como uma estrutura recém-construída: ou seja, nada de surpresas com infraestruturas danificadas, acabamentos antigos ou layout sem funcionalidade. 

Como investir em um imóvel próprio?

Agora que você já conhece as vantagens de comprar um imóvel na planta, chegou a hora de sentar com a sua família e fazer um bom planejamento. Pensando nisso, separamos algumas dicas extras para te ajudar com o processo, confira:

  • Defina quanto você pode gastar

Coloque suas finanças na ponta do lápis para definir o quanto você pretende investir na entrada e nas parcelas do financiamento: é importante ser realista neste momento, considerando todas as suas necessidades e os seus desejos para o novo lar sem descartar a sua realidade financeira. 

Procure organizar as finanças antes de investir também e mantenha o foco para evitar dívidas ou atrasos no pagamento. Descreva seus gastos fixos e sua renda mensal para enxergar com mais clareza quanto pode ser investido, quais custos podem ser cortados e como o seu dinheiro pode ser usado com inteligência. 

Se tiver dívidas ativas, procure quita-las antes de se comprometer com a compra do imóvel, assim você fica livre também para fazer um financiamento imobiliário. Vale destacar que o crédito não é liberado para quem tem restrições no CPF, por isso é essencial resolver essas pendências.  

  • Pesquise muito!

Para acertar na escolha do imóvel, será preciso ter paciência e dedicar um tempo para pesquisar as opções disponíveis no mercado. Você com certeza vai encontrar diversos imóveis, por isso a nossa dica é definir antes o que você quer para o seu novo lar: quantos quartos, localização de sua preferência, valores e comodidades devem ser analisados. 

Selecione aqueles que mais te agradaram e siga para a próxima etapa do processo de compra de um imóvel na planta: conhecer e analisar o projeto dessa construção com calma e muita atenção.

  • Conheça o projeto e a empresa responsável por ele

Além de analisar a localização, a infraestrutura e as comodidades oferecidas pelo seu futuro imóvel, é indispensável pesquisar sobre a empresa responsável pela construção do empreendimento. Procure saber detalhes sobre construções anteriores e depoimentos de outros clientes para confirmar a procedência da construtora.

Outro ponto importante é tirar as suas dúvidas sobre o projeto: pergunte sobre o prazo para conclusão, condições de pagamento, layout do projeto e qualquer outra pergunta que julgar relevante para conhecer melhor o seu futuro lar. Ah, não deixe de visitar o decorado do imóvel também: com ele você pode ter uma noção mais real de como o seu imóvel vai ficar quando a construção estiver concluída. 

E então, está pronto para investir no seu imóvel? Siga essas dicas e o sonho da casa própria será uma realidade em breve: com pesquisa e planejamento, tudo isso pode ser feito com tranquilidade e sem peso no bolso!

Para tornar o processo ainda mais prático e seguro, não deixe de conferir outras dicas sobre financiamento imobiliário aqui no blog da Cataguá!


Rolar para cima