6 vantagens de morar em limeira

6 vantagens de morar em Limeira

Se você está pensando em mudar de cidade para realizar o sonho da casa própria, sair do aluguel, morar bem e viver na tranquilidade do interior de São Paulo, Limeira pode ser tudo o que você precisa para um novo lar!

Morar no interior de São Paulo, especificamente em Limeira, pode ser muito vantajoso se você procura por tranquilidade, contato com a natureza, menos violência, mais oportunidades de emprego, imóveis mais baratos e um custo de vida bem mais baixo que o da capital. 

Ainda não sabe muito sobre Limeira? Não se preocupe! No post de hoje, selecionamos 6 vantagens de morar em Limeira para você fazer as malas e se mudar de uma vez por todas para essa cidade encantadora! Acompanhe abaixo!

Saiba um pouco mais sobre Limeira, interior de São Paulo

Localizada a 154 km da capital paulista e a apenas 55 km de Campinas, historicamente, a cidade de Limeira surgiu no ano de 1826. Sua população é composta por cerca de 300 mil habitantes e, por isso, apesar de fazer parte do interior de São Paulo, ela pode ser considerada uma cidade média-grande. 

No passado, Limeira foi um grande e importante polo industrial de São Paulo. A Fazenda Ibicaba, localizada na cidade, era conhecida por ser a maior produtora de café, transformando Limeira em um grande centro cafeicultor do século XIX por vários anos. Hoje em dia, um dos destaques da cidade é o bom cultivo de cana-de-açúcar e mudas cítricas.

Limeira também foi conhecida como a Capital da Laranja, devido ao seu pioneirismo na grande produção da fruta cítrica. Mas não se engane, o nome da cidade não vem daí! Na verdade, contam que o nome Limeira surgiu a partir de um acontecimento considerado consagrado envolvendo os bandeirantes e um frei franciscano chamado João das Mercês, que ia junto em missão de cristianizar. 

Diz a lenda que à noite o frei se sentiu mal depois de ter comido algumas limas e repetia que elas deveriam estar envenenadas. Durante a madrugada, acabou morrendo e lá mesmo foi enterrado, ao lado de uma sacola com as limas que haviam sobrado, que também foi enterrada. Ali, teria nascido uma limeira. A partir daí o local ficou conhecido como Limeira. Interessante, não é mesmo?

Na indústria, Limeira é destaque em diversas áreas, como metalurgia, metal-mecânica, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica, papel, celulose, implementos e máquinas. Mas o que tem chamado realmente a atenção atualmente é a área da produção de joias folheadas, considerada a maior do continente. Inclusive, em 2017 o município recebeu o título de Capital Brasileira da Joia Folheada! 

A cidade de Limeira está localizada próxima de três das principais rodovias do Brasil, sendo elas a Anhanguera, Bandeirantes e Washington Luiz. Ah, também é importante dizer que ela está a apenas duas horas de distância do principal porto do Brasil, o porto de Santos. 

Quais são as vantagens de morar em Limeira?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história do município, está na hora de saber 6 vantagens de morar em Limeira para acabar de vez com qualquer dúvida sobre o quanto essa cidade é incrível. É só continuar a leitura!

1) É uma das melhores cidade do Brasil para se viver em custo de metro quadrado

Segundo a empresa de consultoria Macroplan, que fez um levantamento sobre as melhores cidades para se viver no Brasil levando em consideração, além da qualidade de vida e educação, o custo médio por metro quadrado, Limeira ocupa a 8ª posição da lista, com um custo de R$ 3.196.

Como dissemos, antigamente Limeira já se destacava por ser considerada uma grande cidade produtora de café. Atualmente, falando sobre negócios, a cidade continua se destacando, porém, através da metalurgia, autopeças, vestuário, alimentos, cerâmica e, entre outras grandes áreas, especialmente na produção de joias folheadas.

Além disso, é importante ressaltar que Limeira também é conhecida pelo seu grande e belíssimo turismo ecológico, movimentado pelos seus templos, fazendas históricas e casarões preservados.

2) A cidade de Limeira oferece mais contato com a natureza

Para morar bem, não basta ter apenas uma casa própria. É preciso pensar em tudo o que a cidade escolhida tem a oferecer para você e sua família, inclusive qualidade de vida, saúde e bem-estar, afinal, por mais que você não pretenda ou não saiba se ficará para sempre naquele lugar, passará um bom tempo por lá e fará investimentos.

Por ser uma cidade que fica no interior do estado de São Paulo, Limeira está longe de toda a movimentação estressante e poluição da capital, o que significa que é um local mais tranquilo, possui um ar mais puro e possibilita o contato mais intenso e saudável com a natureza.

Outro grande ponto para se ressaltar são as opções de lazer do município. A cidade de Limeira oferece diversas opções de lazer que são rodeadas por áreas verdes, como o Parque Ecológico do Jardim do Lago, o Horto Florestal da cidade e o Zoológico Municipal, por exemplo, excelentes opções para passar os fins de semana com a família, especialmente com as crianças. Além disso, apesar de se tratar de uma cidade do interior, Limeira não é tão pequena assim, afinal, ela é considerada uma cidade de porte médio-grande.

Isso significa que ela possui todas as facilidades e vantagens encontradas em cidades do interior, como pouca distância entre os lugares e menos poluição, mas também oferece todo o tipo de tecnologia, alimentação e lazer encontrados nas grandes capitais.

3) Assim como outras cidades do interior, Limeira está em constante expansão

É de extrema importância analisar o mercado de trabalho quando se está escolhendo uma nova cidade para morar, afinal, ter um emprego sólido que ajude a crescer profissionalmente é essencial para qualquer pessoa.

Graças ao ar mais puro, custo de vida mais baixo, mais segurança e qualidade de vida elevada, cidades do interior de São Paulo estão em expansão constante, inclusive Limeira.

Como citamos, a cidade de Limeira possui áreas diversificadas da indústria em crescimento, como metalurgia, vestuário, alimentos, cerâmica, papel, celulose, implementos, máquinas, comércio e, é claro, a fabricação de joias. Em 2017, inclusive, a cidade esteve entre os 50 municípios que mais geraram postos de trabalho, ocupando a 28ª posição no ranking, com 2.208 novos empregos formais gerados. 

Não importa qual seja a sua formação, se quer estudar mais ou em qual área deseja atuar: o mercado de trabalho de Limeira o receberá de braços abertos e as suas chances de ser bem-sucedido na cidade são realmente muito grandes.

4) Oferece educação diversa e qualificada para todas as idades

Seja para a formação dos seus filhos ou mesmo para a sua, caso deseje fazer uma graduação, pós-graduação ou se especializar em uma nova área, morar em uma cidade que oferece fartas opções de universidades e escolas é indispensável.

Nesse sentido, Limeira se destaca por ser o polo de grandes e renomadas universidades, como a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o ISCA (Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira) e a Unip (Universidade Paulista).

Para os pequenos, Limeira também não deixa a desejar e oferece várias opções de ensino de qualidade que vão desde o maternal, até o ensino médio, tanto escolas particulares, como escolas públicas.

5) As opções de lazer em Limeira são variadas

Morar bem também significa ter a oportunidade de se divertir e relaxar com a família. Seja uma caminhada, prática de esportes, meditação, corrida, cinema, passeios em shoppings ou uma brincadeira com as crianças ao ar livre, o fato é que o lazer é responsável pela manutenção da nossa saúde e bem-estar.

No quesito lazer, Limeira também entrega qualidade e muita variedade. Na cidade é possível encontrar facilmente inúmeras atividades que podem ser realizadas sozinho ou na companhia de amigos e da família. 

Além das já citadas atrações históricas, Limeira oferece diversos parques repletos de áreas verdes, cinemas e três shoppings: Nações Limeira, Pátio Limeira e Shopping Center Limeira.

6) Morar em Limeira melhora e muito a qualidade de vida

Não é mistério que morar no interior de São Paulo faz bem para a saúde e melhora a qualidade de vida, certo? 

No interior o ar é melhor, o trânsito é mais sossegado – evitando engarrafamentos –, o custo de vida é baixo, existe mais segurança e mais áreas verdes para as crianças brincarem tranquilas. Esse combo de vantagens a longo prazo faz muita diferença na vida de quem vive na cidade, pois além do sossego e comodidade, também ajuda a melhorar a saúde física e mental.

Em Limeira as vantagens não são diferentes! Além de possuir todos os benefícios que somente uma cidade do interior de São Paulo pode oferecer, a cidade de Limeira tem fácil acesso às cidades de Piracicaba, Rio Claro, Campinas e até mesmo São Paulo, caso você precise viajar ou queira trabalhar em outra cidade.

 

Legal né? Agora que você leu e entendeu tudo o que Limeira tem para oferecer de bom, chegou a sua vez de nos contar: o que você achou do nosso post?

 


Rolar para cima