Financiar ou alugar

Financiar ou alugar? Saiba por que o financiamento é a melhor opção!

Afinal, eu devo financiar ou alugar um imóvel? Essa é uma das maiores dúvidas na busca pela casa própria e ainda divide muitas opiniões.

A escolha vai depender da sua situação financeira e do seu planejamento, mas hoje vamos te contar um pouco mais sobre as vantagens do financiamento imobiliário.

Apesar de muita gente ainda ter receio de investimentos a longo prazo, o financiamento ainda apresenta muitas vantagens sobre o aluguel. Para conhecer esses benefícios, continue a leitura deste post!

Como decidir entre financiamento e aluguel de imóveis?

Se você está em busca de um imóvel com certeza esse questionamento já passou pela sua cabeça, não é mesmo? Essa é uma das etapas mais importantes para encontrar a casa ideal e depende de alguns fatores pessoais, como orçamento.

Apesar desses fatores individuais, existem alguns diferenciais importantes em cada tipo de investimento, principalmente em relação ao retorno financeiro. É importante colocar tudo isso na balança antes de decidir qual caminho seguir.

Com o aluguel, por exemplo, o dinheiro gasto todo mês é basicamente perdido, pois não retorna de maneira alguma para você. Por outro lado, o financiamento pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria.

Vantagens do financiamento imobiliário

O financiamento pode parecer um sonho caro e difícil, mas com o planejamento correto é a forma mais segura de comprar a casa própria. Economizar um dinheiro para dar entrada no seu financiamento vale muito a pena.

Para entender melhor, listamos algumas vantagens do financiamento imobiliário e esperamos te ajudar nessa decisão tão importante. Confira:

1. Utilização imediata do imóvel

Caso você esteja adquirindo um imóvel pronto, um dos maiores benefícios é pode se mudar para a sua casa imediatamente, assim que o financiamento for aprovado.
Enquanto quem decide juntar todo o dinheiro necessário para a compra à vista, pode ter que esperar anos até que possa, de fato, usufruir do bem.
No caso de aluguel, ainda é preciso analisar os gastos, pois será necessário equilibrar a poupança com o pagamento do aluguel. Enquanto, com o financiamento você pode utilizar o imóvel enquanto paga as parcelas restantes, o que torna mais fácil a organização do orçamento. Tornando a possibilidade de uso imediato é um dos grandes benefícios do financiamento.

2. Investimento com possibilidade de retorno

Já falamos neste post sobre a falta de retorno financeiro com o aluguel, certo? Com o financiamento temos uma visão oposta a essa: o dinheiro investido pode parecer muita coisa agora, mas a rentabilidade de um imóvel é alta e a possibilidade desse dinheiro voltar para você também!

No futuro, caso você decida se mudar, o imóvel pode ser vendido até por um preço mais alto do que o valor pago por você. Toda reforma, ampliação e melhoria feita na casa valoriza o imóvel e ajuda a aumentar esse valor.

Sem contar que, segundo o Estadão, mesmo com a pandemia, a venda de imóveis cresceu no Brasil. Esse número vem da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), que mostra que os financiamentos imobiliários para aquisição com recursos da poupança somaram R$ 110,7 bilhões no acumulado anual. Só em agosto do ano passado, o valor foi de R$ 21 bilhões, maior número na série histórica desde 1994.

Você pode saber mais clicando aqui.

3. A conquista do imóvel próprio

Alugar um imóvel pode parecer mais simples, afinal, o local já está pronto, algumas vezes até mesmo mobiliado, mas quando você aluga um espaço, corre o risco de pagar aluguel para o resto da vida.

Sabemos que financiar um imóvel envolve algumas burocracias, que podem parecer muito complexas no entanto, quando você financia um imóvel, ele é seu, e a partir do momento que você quita todas as parcelas, não existe mais nenhuma dívida a ser paga e a única coisa com a qual você deverá arcar será o condomínio, em caso de apartamento e casa em condomínio.

4. Forma segura de comprar imóvel

Existem garantias e seguros que integram o pacote que acompanha a transação do financiamento imobiliário. Estes seguros agregam proteção ao seu bem, já que cobrem danos físicos que podem ocorrer no decorrer de sua vigência. Uma das coberturas previstas garante proteção em caso de danos provocados por tempestades, entre outros fenômenos climáticos.

Por essa e outras razões, escolher um financiamento imobiliário é, em grande parte das aquisições imobiliárias, o passo mais largo em direção à aquisição da casa própria. Portanto, é imprescindível pesquisar sobre as linhas de créditos e o imóvel a ser comprado.
iros.

5. Valor único das parcelas

Ao contrário das parcelas de um financiamento, o valor do aluguel é instável e pode sofrer alterações a qualquer momento. Isso pode afetar todo o seu planejamento financeiro.

O período de pagamento e o valor das parcelas do financiamento são definidos conforme as suas condições financeiras e, normalmente, não pode ultrapassar 30% da sua renda mensal. Tudo isso é descrito em contrato e não pode sofrer alterações, o que evita surpresas indesejadas e que podem trazer prejuízos financeiros.

6. Facilidades no pagamento

O objetivo do financiamento imobiliário é exatamente facilitar o acesso à casa própria, oferecendo condições de pagamento diferenciadas e bem mais atrativas para o nosso bolso.

Além da possibilidade de parcelar em até 35 anos dependendo da instituição escolhida, você pode utilizar o seu saldo do FGTS para dar entrada ou amortizar parcelas, por exemplo. As taxas de juros também costumam ser bem mais baixas em programas como o Casa Verde e Amarela.

7. Existe um financiamento para você

Já ouviu falar em linhas de financiamentos? São os modelos existentes de financiamento, ou seja, fazem parte do total de recursos disponibilizados por uma instituição financeira, seja para pessoas físicas quanto jurídicas.
Esses modelos são bem semelhantes ao uso do cartão de crédito, que possui saldo rotativo. Assim, quando o cliente utiliza uma parte ou o total do saldo, o valor volta ao limite máximo e fica novamente disponível para uso após isso.
Caso você tenha ficado curioso, você pode saber mais lendo esse post que já trouxemos para você sobre as principais linhas de financiamento.

8. Construção de um patrimônio pessoal

A casa própria, garantida com o financiamento, é um grande patrimônio pessoal para você e toda a sua família. A segurança de ter um bem pode fazer toda a diferença para o futuro ou para uma emergência financeira.

Além disso, o aluguel não te permite construir um espaço com a sua cara. Com o financiamento, você pode comprar terrenos, casas na planta ou já prontas para morar e decorar tudo conforme desejar.

Lembrando que qualquer mudança feita na casa própria é para você, mas reflete positivamente na valorização do imóvel, aumentando o valor no mercado imobiliário. Benefício em dobro, certo?

9. Existem momentos nos quais não se deve financiar?

Isso acontece quando o valor e o juros estão elevados, não existe perspectiva de valorização da propriedade, quando não existe condições de dar uma boa entrada, e, ainda, quando quem pretende comprar não tem condições de arcar com o financiamento.
Para evitar se enquadrar nos casos citados acima, especialmente no último, é imprescindível que se pesquise muito e busca analisar as simulações de financiamento, para que você possa visualizar a situação com maior clareza.
As vantagens do financiamento imobiliário são bem atrativas, não é mesmo? Aqui na Cataguá você encontra ótimas opções de imóveis que podem ser financiados pelo programa Minha Casa Minha Vida.
Com metragem diferenciada, cômodos mais amplos e bairros totalmente planejados com infraestrutura completa, nossos empreendimentos são criados com o objetivo de transformar vidas.
Acesse a página Imóveis no nosso site para conhecer os principais empreendimentos no interior paulista e encontrar o lar ideal para construir novas histórias com a sua família!


Rolar para cima