decoração

Como decorar o seu apartamento gastando pouco?

Quando compramos um apartamento novo, sempre pensamos em como deixá-lo lindo, aconchegante, bem decorado e com ambientes harmonizados. Porém, fazer isso com o apoio de um designer pode estar além do orçamento disponível.

Foi por isso que resolvemos trazer aqui, dicas fundamentais de decoração do apartamento, gastando pouco e deixar ambientes bem harmonizados e com cara de decoração profissional. Então, pega papel, caneta e prepare-se para anotar tudo!

Veja primeiro os artigos no brechó!

Sim, em brechós o garimpo é grande, mas pode render bons negócios, com preços super acessíveis e com um ar mais vintage. A combinação do mais antigo com ambientes modernos é o resultado de compras bem feitas em brechós.

Lá você pode encontrar vários móveis antigos e cheios de história, na maioria das vezes restaurados com precisão, deixando-os ainda mais lindos e com cara de novo. Isso pode te ajudar a economizar muito e deixar sua casa muito contemporânea, alinhando o antigo com o atual com muita harmonia.

Além disso, os móveis de brechó podem ser muito estilosos para completar a sua casa, lembrando que cores fortes podem ficar em perfeita harmonia com um ambiente de paredes neutras, investir em móveis de cor madeira é também uma excelente e tudo isso você pode encontrar lá com facilidade.

Use a sua criatividade!

Criar artigos de decoração exclusivos feitos por você, podem fazer a diferença no seu apartamento. Até porque esse artigos podem custar pouco e podem ser feitos em pouco tempo.

Ver alguns tutoriais como exemplo pode ser um excelente norteador, mas além de artigos de decoração, você pode também revitalizar alguns móveis que você já tenha! Tudo no seu apartamento pode ser customizado, por isso, vale a pena investir um tempo para deixar tudo com a sua cara.

Você pode usar a customização para fazer luminárias, cabeceiras, vasos para decoração e até mesmo quadros para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. Além disso, pode produzir toalhas de mesa, toalhas de banho e até porta sabonetes.

Adote um estilo de decoração:

Para você decorar o seu apartamento gastando pouco você vai precisar ter um estilo de decoração, ou seja, definir uma linha de decoração, sempre alinhando o que já tem com o que será implantado no ambiente.

Vale dizer que existem muitos perfis de decoração veja:

Industrial:

Essa linha de decoração é mais direcionada ao ambiente urbano, combinando tijolos aparentes com móveis mais rústicos e com cores mais metálicas. Essa decoração é sofisticada, bem minimalista e muito elegante.

Essa linha mais industrial combina artigos de couro com cores bem específicas como marrom, preto e laranja. Para complementar o ambiente as pessoas optam por colocar almofadas de cores mais leves para contrastar com as cores fortes dos móveis.

Além disso, vale colocar um tapete delicado de crochê ou uma cortina fluída para contrastar com o rústico.

Clássico:

Esse é um perfil de coração mais luxuoso e vale a pena investir nele para ter um ambiente mais tradicional com cores pastéis e móveis alinhados com as cores do ambiente.

Esse é um perfil de decoração antigo e alinha artigos de aparência luxuosa agregando beleza para o ambiente. A decoração clássica alinha artigos contemporâneos e chiques para produzir um ambiente mais harmonizado com o estilo de decoração.

Os enfeites se misturam às cores neutras, trazendo um ar de leveza e realeza. Além disso, a grande vantagem desse estilo é que nunca sai de moda, ao contrário, se ressignifica com o tempo.

Oriental:

O estilo oriental é repleto de porcelanas e peças milenares e podem ser encontradas em brechós e lojas de artigos antigos. Boa parte dos móveis da decoração oriental são produzidos em bambu ou madeira envernizada.

Plantas, árvores bem pequenas e cachepôs de flores também são fundamentais neste estilo de decoração e podem fazer toda a diferença no ambiente. Para as cores é muito utilizado o branco, dourado, preto e vermelho.

Geralmente os artigos para essa decoração são milenares e facilmente achados em feiras de artesanato e de artigos orientais. É possível combinar também alguns cristais no ambiente para completar a decoração, de preferência rústicos e com uma variedade grande de cores.

Minimalista:

Essa estética de decoração tem uma pegada de “menos é mais” e está muito em alta nos últimos anos, ela combina cores com artigos de decoração simples. São peças mais originais e com uma visão de praticidade e funcionalidade.

Um ambiente minimalista é neutro e tem poucos destaques, pode ser um vaso que possui uma decoração que destoa do ambiente ou até mesmo um espelho em um ambiente todo neutro.

Ou seja, para o minimalismo o básico é mais eficiente que um ambiente cheio de coisas em evidência. O fundo sempre será o mais simples e mais neutro possível, com cores claras que tragam tranquilidade e harmonia ao ambiente.

Escandinavo:

Esse estilo vem crescendo muito entre os designers e promove as linhas retas no ambiente, ou seja, cadeiras mais quadradas alinhadas a pequenos quadros na parede, também quadrados que direcionam o nosso olhar a algo bem específico no ambiente.

Esse conceito também coleciona artigos em tons acinzentados, que contribuem para a claridade no local. As linhas do ambiente trazem um ar elegante e podem combinar um ambiente branco, com móveis pretos e artigos cinzas para complementar o ambiente.

Esse estilo é bem tradicional no norte europeu e preza pela simplicidade e funcionalidade do ambiente. Além disso, devido ao clima frio em países como: Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca e Finlândia, a luminosidade natural faz parte da decoração.

Utilize o espaço do jeito certo

A última dica é saber usar o espaço. Fazer espaços integrados como: sala de estar e jantar, quarto no mezanino ou até mesmo uma cozinha americana com vista para sala são excelentes ideias para promover a comunicação entre os ambientes e a decoração.

Você pode utilizar objetos como quadros com fotos da família ou com frases comemorativas, engraçadas ou de motivação, vasos e até uma bela cafeteira. Todos esses artigos podem fornecer um charme ao ambiente.

Por fim, não se esqueça que o apartamento precisa ter a sua cara e externar o seu estilo, isso sim, será um sucesso na sua decoração.


Rolar para cima