Afinal, como usar o FGTS na compra de imóveis? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma boa alternativa se você está pensando em financiar um imóvel, mas precisa de uma ajuda extra. Portanto, preparamos este artigo para falar sobre o assunto. Continue a leitura!
Leia também: Golpes imobiliários: veja 8 dicas para não ser enganado
Como funciona o FGTS na compra de imóveis?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado para ajudar a financiar a compra de imóveis, proporcionando ao trabalhador uma fonte adicional de recursos para realizar esse objetivo. Para usar o FGTS no financiamento de um imóvel, é necessário cumprir algumas condições e seguir determinados procedimentos. Veja a seguir!
Requisitos do trabalhador
O trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de trabalho sob o regime do FGTS, considerando-se trabalhos com carteira assinada ou em alguns casos específicos, como trabalhadores rurais.
Não é permitido utilizar o FGTS para imóveis comerciais, apenas para residenciais.
O trabalhador não pode ser proprietário de outro imóvel residencial na mesma cidade ou região metropolitana onde pretende adquirir o novo imóvel.
Valores disponíveis no FGTS
O trabalhador pode utilizar o saldo disponível em sua conta do FGTS para abater o valor do financiamento.
Também é possível utilizar o FGTS para quitar total ou parcialmente o valor das prestações do financiamento.
Financiamento
O FGTS pode ser usado em financiamentos imobiliários por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) ou pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
No SFH, as taxas de juros são mais baixas e o financiamento tem regras específicas, incluindo o limite do valor do imóvel, que pode variar conforme a localidade, como mencionado anteriormente. O SFI é utilizado para financiar imóveis com valores acima dos limites do SFH, com regras e taxas de juros distintas.
Documentação
O comprador deve apresentar os documentos necessários à instituição financeira responsável pelo financiamento, comprovando que atende aos requisitos para usar o FGTS no processo.
Procedimentos
O trabalhador solicita a utilização do FGTS junto à instituição financeira onde o financiamento será realizado.
A instituição avalia a documentação e a elegibilidade do trabalhador para utilizar o FGTS.
Se aprovado, o saldo do FGTS é liberado para ser utilizado no financiamento do imóvel.
Qual o limite do valor do imóvel para utilizar o FGTS?
O limite para a compra de imóveis utilizando o FGTS é de R$1,5 milhão para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Para os demais estados brasileiros, o limite é de R$950 mil.
Antes da liberação do dinheiro, é necessário a Caixa Econômica Federal atestar as condições de habitação e analisar se há problemas estruturais. Não caia em ciladas! O imóvel deve estar no Registro de Imóveis e não ter nenhum problema que o impeça de ser comercializado.
Conclusão
Por fim, agora que você já conferiu como utilizar o FGTS para compra de imóveis, quem sabe não é a hora de financiar um imóvel através do programa Minha Casa Minha Vida? Escolha a modalidade que melhor se adapta à sua realidade para realizar o sonho da casa própria!
Se você procura imóveis no interior paulista, conte com a Cataguá para te ajudar a conquistar seu sonho. Clique aqui e confira nosso catálogo de imóveis!
Gostou do texto? Confira o blog da Cataguá!