Como conseguir um financiamento imobiliario sem dor de cabeça

Como conseguir um financiamento imobiliário sem dor de cabeça!

Comprar um imóvel através do financiamento imobiliário é uma das melhores opções para esse tipo de investimento atualmente, mas antes de fechar negócio é importante se organizar financeiramente e pesquisar as melhores condições de pagamento de acordo com a sua situação.

Ao solicitar o seu financiamento, você vai encontrar diversas formas de pagamento e recursos para facilitar o processo. Para te ajudar a escolher a melhor opção para você, separamos algumas dicas sobre como conseguir um financiamento imobiliário.

Confira como conseguir seu financiamento:

O primeiro passo para conseguir o seu financiamento imobiliário é conhecer a sua condição financeira e pesquisar as formas de pagamento oferecidas por cada instituição.

A etapa de pesquisa e planejamento é essencial para que você consiga se organizar e não acabe fechando um acordo acima do seu orçamento. É importante analisar as taxas de juros e saber que as parcelas podem durar até 35 anos, dependendo da instituição financeira escolhida.

A escolha do sistema de financiamento varia muito de pessoa para pessoa, mas a regra é a mesma para todos: normalmente, as parcelas não podem comprometer mais do que 30% da sua renda mensal para garantir que elas serão pagas corretamente.

Apesar de parecer um processo burocrático, o financiamento imobiliário ainda é uma das melhores soluções para a aquisição de imóveis atualmente e pode se encaixar facilmente na rotina de qualquer um que se planejar.

Passo a passo para conseguir seu financiamento imobiliário

Com tantos recursos, taxas e condições de pagamento diferenciadas pode ficar difícil decidir qual é a melhor opção de financiamento para você, mas não se preocupe: nós estamos aqui para te ajudar!

A nossa dica é que você economize um dinheiro todo mês para que, quando for fechar negócio, consiga dar uma boa entrada no imóvel.

Para ajudar, separamos um passo a passo para você, anota aí essas dicas:

1. Planeje e pesquise

Já falamos sobre a importância do planejamento financeiro e da pesquisa para analisar as melhores condições de pagamento entre as instituições, mas vale a pena reforçar essa dica.
Além de economizar um dinheirinho e saber o seu limite de gastos, verifique as taxas de cada instituição, período de pagamento oferecido e faça uma simulação para saber como serão as suas parcelas antes de se comprometer.

2. Atenção à documentação

Depois de encontrar o financiamento imobiliário ideal para você é a hora de cuidar da parte burocrática e separar toda a documentação solicitada. Isso pode variar de acordo com a instituição, mas documentos como CPF, RG e comprovante de renda são unânimes.

A nossa dica é conferir antecipadamente quais são os documentos necessários e separá-los o quanto antes para evitar o esquecimento de algum deles. Certifique-se de tirar cópias e faça um checklist para ajudar.

3. Verifique os sistemas de amortização

O sistema de amortização é aquele que define como o seu financiamento será pago ao decorrer do prazo definido. Hoje, existem 3 modelos principais utilizados no Brasil, confira:

  • Sacre (Sistema de Amortização Crescente): nesse caso, as parcelas iniciam com um valor mais baixo, que aumenta até chegar à metade do empréstimo. Depois disso, elas voltam a cair até chegar à última prestação.
  • SAC (Sistema de Amortização Constante): aqui as primeiras parcelas costumam ter um valor mais alto e vão diminuindo ao longo dos meses. Isso acontece porque os juros são mais elevados no início e diminuem depois.
  • Tabela Price: ao contrário dos outros dois sistemas, o Price define um único valor para todas as prestações do financiamento. No início, os juros são a maior parte da parcela e depois o valor predominante é referente a amortização.

4. Conheça as condições do Minha Casa Minha Vida

O programa Minha Casa Minha Vida, oferecido pela Caixa Econômica Federal, pode ser uma ótima opção de financiamento imobiliário exatamente por proporcionar diversas facilidades. Confira alguns requisitos para participar:

  • Ser maior de 18 anos
  • Não ter restrições de crédito
  • Não ter imóvel em seu nome
  • Ter uma renda mensal entre um e dez salários mínimos.

Gostou das nossas dicas? Aqui na Cataguá você também encontra facilidades para realizar o sonho da casa própria.

Nossa construtora possui empreendimentos em parceria com o Minha Casa Minha Vida! Acesse nosso site para conhecer imóveis em Piracicaba, Rio das Pedras e outras cidades do interior paulista.


Rolar para cima