Decoracao Gastando Pouco Passo A Passo Para Pintar Paredes

5 dicas de decoração gastando pouco!

Mobiliar a casa e decorar os espaços com elegância sem perder a funcionalidade pode parecer uma tarefa difícil, mas nós estamos aqui para compartilhar algumas dicas que vão facilitar essa missão e te ajudar a criar uma incrível decoração gastando pouco.

Quer saber como fazer isso? Então vem conferir as dicas de decoração que nós separamos especialmente para você nesse post e transforme os ambientes da sua casa sem sentir o peso no bolso!

Afinal, é possível fazer uma decoração gastando pouco?

Sim, é possível fazer uma decoração gastando pouco e o processo é muito mais simples do que você imagina. Com as escolhas certas, você consegue otimizar os espaços, trazendo funcionalidade e conforto sem abrir mão da estética e da sofisticação.

E sabe o melhor disso tudo? É possível fazer mudanças na casa e dar uma cara nova aos ambientes gastando bem pouco! O segredo é usar a criatividade para encontrar soluções mais econômicas, mas que trazem o mesmo resultado incrível das decorações de casas de novela. 

Separamos alguns truques valiosos, que farão toda a diferença na hora de economizar com a decoração. Inspire-se com essas dicas e transforme o seu lar:

1. Invista nos acessórios

Os acessórios são essenciais em qualquer casa e são os grandes responsáveis por dar vida à decoração. Por exemplo, você pode criar uma atmosfera totalmente diferente combinando aquele sofá de cor mais neutra com almofadas de estampas divertidas e coloridas – acrescente tapetes e cortinas para montar um ambiente ainda mais aconchegante. 

Essa dica também vale para o quarto: só mudar a roupa de cama pode dar uma cara totalmente nova ao espaço! Se você sente que falta vida por aí, opte pelos conjuntos coloridos ou coloque uma manta estampada no pé da cama, já se você quer criar uma atmosfera mais sofisticada, combine tons mais neutros, como branco, areia e preto. Pesquisando na internet mesmo é possível encontrar várias promoções bem vantajosas para o bolso. 

Lembre-se de equilibrar as cores para manter a harmonia do espaço. Outro ponto muito importante é escolher o tamanho certo para os móveis, caso contrário eles podem prejudicar todo o visual e também a funcionalidade dos cômodos, atrapalhando a circulação e fazendo com que o espaço pareça menor.  

Confira algumas ideias de acessórios baratinhos que podem compor a sua decoração para ajudar a criatividade fluir por aí:

  • Porta-retratos
  • Vasos
  • Quadros
  • Bandejas para guardar chaves, moedas e outros itens

2. Use espelhos

Os espelhos são um acessório muito versátil para a decoração. Além de dar um charme especial e ter modelos para todos os gostos, esses itens dão uma sensação de amplitude, por isso é um dos melhores truques para otimizar ambientes pequenos

Neste contexto, temos duas opções de uso para te inspirar: a primeira é utilizar os espelhos simplesmente como complemento decorativo e a segunda é usá-lo como estratégia para ampliar os ambientes. Para a primeira opção, vale escolher peças de diferentes tamanhos, criar uma composição com diferentes espelhos ou posicioná-los em pontos estratégicos, como hall de entrada ou corredores da casa. 

Já na segunda opção, é preciso saber onde você vai posicionar o espelho para conseguir criar a sensação de amplitude de maneira correta. Anote essas dicas para acertar na escolha:

  • Modelos verticais ampliam a altura, já os horizontais ampliam a largura
  • Lembre-se que o espelho vai duplicar tudo o que há no cômodo, por isso esteja atento aos itens refletidos para não deixar o ambiente com um visual pesado ou acabar refletindo algo indesejado
  • Espelhos apoiados no chão ou sobre aparadores são uma alternativa moderna. Busque modelos retrô em lojas de móveis usados ou anúncios pela internet, o resultado fica incrível.

3. Aposte nas prateleiras

As prateleiras ou nichos são uma ótima forma de armazenar seus itens sem ocupar muito espaço nos cômodos. Esses acessórios garantem que suas coisas não fiquem entulhadas e ajudam muito na organização da casa, evitando aquele visual bagunçado. 

Além disso, os nichos e as prateleiras são um complemento visual bem interessante para a sua decoração. Existem variados estilos, cores e formatos disponíveis no mercado por preços bem atrativos, por isso vale a pena pesquisar 

Os modelos de nichos aramados trazem um ar moderno e são muito versáteis, combinando com decorações no estilo rústico ou industrial e até mesmo retrô dependendo do estilo. Já as prateleiras de madeira com corda são uma ótima opção para uma decoração mais minimalista ou rústica, por exemplo, e ainda combinam muito bem com aqueles vasinhos de suculentas, cactos ou outras plantinhas. 

Alguns modelos podem inclusive serem produzidos por você mesmo com pedaços de madeira e outros materiais que já tenha em casa ou sejam mais acessíveis financeiramente, como os paletes, por exemplo. Além das prateleiras, as estantes são uma ótima opção para ganhar espaço de armazenamento em casa e podem até servir para delimitar áreas em ambientes integrados, funcionando como uma espécie de divisória.

4. Dê vida a sua parede

Uma parede pode fazer toda a diferença na decoração e é possível mudá-la de maneira simples e econômica, afinal, esse é o nosso objetivo aqui, certo? Pode não parecer, mas basta você colocar uma cor nova na parede para transformar totalmente qualquer ambiente. 

Uma ideia bem fácil e que cria um visual muito interessante é pintar uma parede de destaque para torná-la o foco principal do cômodo. Você pode pintar a parede por inteiro, fazer desenhos ou criar formas geométricas como uma espécie de moldura. Essa é uma técnica muito utilizada atualmente para desenhar cabeceiras de cama, por exemplo. 

Se não quiser pintá-la, opte por papéis e adesivos de paredes: fáceis de colocar e de tirar, eles são uma alternativa barata e versátil, com capacidade de trazer muita personalidade ao espaço. 

Outra opção é fazer uma combinação equilibrada de quadros com tamanhos e imagens diferenciados – vale frases inspiradoras, engraçadas, cenas de filmes e séries ou aquela paisagem de tirar o fôlego. Aqui vale também colocar aquela dica de combinar vários espelhos que passamos no segundo item dessa lista.

5. Coloque plantas no ambiente

As plantas se tornam um item cada vez mais comum nas casas, pois são charmosas, trazem uma sensação de aconchego e ainda contribuem para um ambiente mais arejado e fresco. Além disso, você pode encontrar uma variedade de espécies de plantas para ambientes internos por preços bem baixos. Escolha bem legal, não é mesmo?

Você pode colocar alguns vasos suspensos pendurados no teto ou ainda escolher algumas espécies pendentes para colocar nas prateleiras e criar um visual de cascata natural de folhagens para compor a decoração. Outra grande tendência é o jardim vertical, uma ótima alternativa para espaços menores, já que é feito diretamente na parede. 

Independente de como você vai colocar as suas plantinhas, atente-se sempre às espécies escolhidas: elas precisam se dar bem em ambientes internos. Ao comprá-las, lembre-se também de perguntar sobre os cuidados necessários, como podas, adubos e regas, para fazer a manutenção correta e assim ajudar as plantas a se desenvolverem de forma saudável. 

Economize mais com essas dicas extras!

Achou que tinha acabado? Nada disso! Nós separamos mais 4 dicas extras para te ajudar a economizar ainda mais na decoração de casa, pronto para conferir?
Anote essas ideias antes de começar a decorar os ambientes do seu lar:

  • Faça você mesmo

    O movimento DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo em português) é um dos melhores caminhos para quem deseja criar uma decoração gastando pouco. É possível encontrar diversas inspirações e tutoriais na internet, desde peças decorativas, como quadros e luminárias, até móveis, como mesas e sofás.
    A nossa dica é buscar ideias que possam utilizar materiais que você já tem em casa e personalizar as inspirações para criar peças únicas e deixar o seu lar com a sua cara.

  • Reforme móveis e peças decorativas

    Já pensou em dar uma nova cara àquele móvel antigo que está parado aí na sua casa? Essa é uma ótima maneira de economizar com a decoração e de mobiliar a casa gastando pouco. Vale reformar a peça ou dar um uso diferente a ela: uma porta pode virar o tampo de uma nova mesa, por exemplo.
    Se não tiver peças antigas na sua casa, vale a pena pesquisar em lojas de usados ou até mesmo perguntar para familiares e amigos, pois assim você pode economizar uma boa quantia.

  • Crie um mural de fotos

    Outra forma de decorar as paredes e criar uma bela composição é montar um mural de fotos. É bem simples: escolha as suas imagens preferidas, como registros da infância, daquela viagem inesquecível e de momentos especiais com quem você ama, revele o que precisar pela internet (é fácil encontrar promoções bem baratinhas para revelar várias fotos) e depois monte o mural da maneira que preferir.
    Vale pendurar as imagens em barbantes, em fios de plantas artificiais ou de luzinhas para um visual mais moderno e criativo, ou então usar murais aramados, de cortiça ou de metal, de acordo com aquilo que melhor se encaixa na sua decoração. Outra opção é colocar as fotos em porta retratos ou diretamente na parede, criando composições aleatórias ou em formatos específicos.

Gostou dessas dicas? Agora só falta encontrar o seu novo lar e criar um cantinho com a sua cara! Aproveite para conferir outras dicas de decoração aqui no blog da Cataguá!

 


Rolar para cima