pisos e revestimentos quais sao as melhores opcoes para banheiros 2

Decoração gastando pouco: pisos e revestimentos para banheiros

As melhores opções de revestimentos para banheiros

Morar bem vai muito além de comprar um imóvel para viver. É preciso deixar cada cômodo de acordo com a sua personalidade e com o intuito de fazer com que você se sinta bem, certo? E é claro, isso inclui o banheiro.

Apesar de não ser o cômodo principal em uma casa ou apartamento, o banheiro ainda faz parte do seu lar e isso significa que ele precisa ser finalizado e decorado com a mesma atenção que os outros cômodos receberam.

E se você está se perguntando quais são as melhores opções para fazer uma decoração sem gastar muito e quais são os melhores pisos e revestimentos para banheiros, está no lugar certo!

Gastar pouco, mas sempre com qualidade

Apesar de muitas vezes serem ignoradas ou simplesmente levadas como atividades simples de serem feitas, tanto a escolha dos pisos e revestimentos, como a decoração do banheiro de uma casa ou apartamento são etapas importantes numa obra ou reforma.

Isso porque não se trata apenas de estética, pois além de não agradar visualmente, uma escolha errada pode resultar em um local completamente inseguro, propenso a acidentes e a problemas estruturais futuros que custarão caro para consertar.

A escolha desses componentes também influencia diretamente na facilidade ou dificuldade para a realização da limpeza, higienização correta e iluminação. E não para por aí: durabilidade, resistência e funcionalidade devem ser levados – e muito – em consideração na hora de escolher pisos, revestimentos e decoração.

Quais são os melhores tipos de pisos e revestimentos para banheiros?

Para começar a decorar seu banheiro sem gastar muito, mas sempre prezando pela qualidade e durabilidade, é preciso escolher os pisos e revestimentos, afinal, sem eles o seu ambiente não passará de paredes e um chão sem vida.

Existem inúmeras possibilidades de escolha, conforme seu gosto, necessidade, personalidade e, é claro, seu bolso! Dos mais luxuosos e exuberantes, até os mais simples e funcionais, o mercado de pisos e revestimentos investe em tendências, cores, texturas e estampas para todos os gostos, seja para compor a parte interna ou externa de um imóvel. Por isso, não se preocupe, você com toda certeza encontrará algo que seja totalmente sua cara e que caiba no seu orçamento.

Para ajudar você nesse processo, selecionamos alguns dos pisos e revestimentos mais utilizados em banheiros. Acompanhe!

1) Porcelanato

Existem vários tipos de porcelanato disponíveis no mercado e eles são os mais procurados atualmente para revestir banheiros – podemos dizer que eles estão na moda.

Muito bonitos, eles costumam ser mais caros que os pisos comuns de cerâmica. Porém, se você procura por um material resistente e durável, o porcelanato com certeza é uma excelente opção para o seu novo banheiro.

É importante que você se atente ao tipo escolhido, pois o porcelanato polido, por exemplo, é bastante escorregadio e colocá-lo no chão do seu banheiro pode ser perigoso. Esse tipo de revestimento fica muito melhor nas paredes.

Para o chão, prefira o porcelanato acetinado, que é mais seguro para banheiros, pois é menos escorregadio, não perde em beleza, é resistente a umidade e ainda dará um toque elegante ao seu banheiro.

2) Cerâmica

Se você busca uma opção barata, versátil, prática e sem muito mistério para instalar, os pisos e revestimentos em cerâmica podem ser a opção mais viável para compor o seu banheiro.

Os pisos e revestimentos em cerâmica são extremamente versáteis e podem ser encontrados em várias cores, estilos, modelos, texturas e tamanhos, deixando a seu critério e personalidade escolher qual deles se encaixa perfeitamente nos seus planos – e também no seu bolso.

Vale ressaltar que a cerâmica normal é um pouco escorregadia, por isso, procure optar pelas versões antiderrapantes que também são muito bonitas e versáteis!

3) Granito e Mármore

Agora, se você quer deixar seu banheiro com um ar mais nobre e não se importa tanto assim em gastar mais para alcançar essa aparência, os granitos e mármores são perfeitos para você – e para o seu banheiro.

Muito requintado, esse tipo de piso e revestimento é feito de pedras naturais e, por isso, custa mais caro que as opções sugeridas anteriormente.

Apesar do preço mais salgado, pisos e revestimentos em granito e mármore podem ser um bom investimento visto que são extremamente duráveis, resistentes à abrasão e, é claro, belíssimos!

4) Ladrilho hidráulico

Muito utilizado no passado, os pisos e revestimentos em ladrilho hidráulico voltaram com tudo e estão super em alta, inclusive para banheiros!

O ladrilho hidráulico, mosaico hidráulico ou piso hidráulico, é um revestimento feito de cimento que, quando colocado, suas peças formam mosaicos, painéis e desenhos. Se você já entrou em uma casa antiga, muito provavelmente se deparou com esse revestimento!

Esse tipo de piso e revestimento tem um ar retrô proposital e é muito poderoso para dar mais charme e personalidade ao seu banheiro. E o melhor: o ladrilho hidráulico pode ser utilizado tanto para compor o ambiente inteiro, como para decorar.

Por isso, se você procura por algo que seja mais autêntico, o ladrilho hidráulico é feito para você! Mas é bom alertar: por ser um material artesanal, seu preço é um pouco alto.

Qual cor escolher para os pisos e revestimentos do banheiro?

Além da escolha do material e do modelo dos pisos e revestimentos, você também deve prestar bastante atenção na escolha da cor, pois acredite, ela fará muita diferença no final da obra.

O primeiro passo para escolher a cor que será predominante no seu banheiro é ter certeza do que você quer, pois tudo depende do tamanho do seu ambiente e do que você deseja que ele mostre.

  • Cores claras, neutras e texturas discretas auxiliam na entrada de luz e também dão a sensação de mais amplitude nos ambientes, ou seja, seu banheiro irá parecer maior do que ele realmente é.
  • Se você quer dar mais personalidade e deixar o banheiro mais aconchegante, a cor preta é a mais indicada.
  • Agora, se a sua ideia é deixar o banheiro chique e requintado, pode apostar em cores vivas, como o verde e o roxo.

Como decorar o banheiro gastando pouco?

Um dos maiores desafios da decoração é, com certeza, decorar banheiros gastando pouco. Mas como nada é impossível, aceitamos o desafio e vamos continuar ajudando você a deixar o seu banheiro perfeito.

O primeiro e mais importante passo, que é a escolha dos pisos e revestimentos, você já concluiu. Agora, dá para ter uma ideia melhor do estilo que seu banheiro terá e, a partir disso, pensar em composições para a decoração final.

Acompanhe abaixo algumas dicas de decoração simples, bonitas e baratas que separamos para você dar aquele toque final no seu ambiente!

1) Escolha os acessórios certos

Se escolhidos com atenção, simples frascos, saboneteiras, ganchos, chuveiro e suportes podem deixar o seu banheiro ainda mais bonito e estiloso. As toalhas de rosto e banho também podem ajudar a compor a decoração.

Tente escolher todos os acessórios de uma única cor e, se possível, combinando ou contrastando com as cores predominantes do seu banheiro.

2) Invista em um gabinete e móveis diferentes

Seja quais forem os pisos e revestimentos escolhidos para o seu banheiro, com certeza existe um gabinete diferente que se encaixa perfeitamente na estética. Por isso, nada de pias básicas! Invista em gabinetes diferentes e que chamem a atenção!

Hoje em dia existem inúmeros modelos e cores de gabinetes diferentes à venda no mercado, desde o mármore, até peças de madeira, com preços para todos os bolsos. Mas se você quiser economizar ainda mais e estiver disposto a colocar a mão na massa, também dá para montar o seu próprio gabinete para banheiro, do jeitinho que você quiser e sem gastar muito!

Sabe aquele cesto de roupa e a lixeira? Trocá-los por itens que combinem com a composição do seu banheiro também dará um charme a mais!

3) Troque as embalagens dos seus produtos

Se os seus shampoos e condicionadores ficarem à mostra no box do seu banheiro, trocar as embalagens por vidros é uma excelente ideia para deixar o ambiente mais organizado e também dar um ar mais chique.

Na internet você encontra inúmeras lojas especializadas que vendem esse tipo de material por preços muito acessíveis. E o melhor é que você nem precisará sair da sua casa!

4) Use nichos e prateleiras

Armários e gabinetes pequenos não são mais um problema! Além de estarem na moda, as prateleiras e os nichos são ótimas soluções para quem dispõe de pouco espaço no banheiro, pois podem ser instalados nas paredes – que quase sempre ficam totalmente livres.

Um bom local para instalá-los é acima do vaso sanitário, pois é um lugar que geralmente está no centro do banheiro, facilitando o acesso. Depois de instalados, você pode utilizá-los para colocar toalhas extras, papel higiênico, cosméticos ou até mesmo acessórios para decorar.

As opções de escolha das prateleiras e nichos também são fartas. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas online ou você pode colocar a mão na massa novamente e criar os seus!

5) Escolha um box ou cortinas diferentes

Um box diferente e autêntico pode ser a peça coringa na aparência final do seu banheiro. O mercado oferece opções que vão desde os modelos mais simples e comuns de correr, até os sanfonados e de abrir. Veja abaixo:

  • Box de abrir
    Esse modelo de box possui uma porta móvel de abrir e fechar, funcionando como uma porta tradicional. Para instalar é necessário ter espaço disponível para que a porta possa ser aberta.
  • Box sanfonado
    Muito bonito, esse modelo funciona como uma porta articulada.
  • Box com divisória
    Esse modelo de box vem ganhando popularidade em projetos modernos e é composto por uma divisória de vidro, madeira ou cobogó, delimitando o espaço pertencente ao box.

Agora, se você não possui ou não quer investir em um box diferente para o seu banheiro, uma boa solução é utilizar as cortinas estampadas que cumprem a função do box, são baratas e ao mesmo tempo deixam o seu banheiro ainda mais charmoso.

6) Utilize plantas e flores naturais

E por último, mas não menos importante: plantas e flores. As plantas e as flores deixaram de ser exclusividade dos quintais e passaram a ganhar espaço nos ambientes dentro de casa, inclusive nos banheiros!

Utilizar plantas para decorar o seu banheiro é uma solução prática e barata que além de enfeitar, também deixa uma sensação de ar mais fresco.

Existem inúmeras espécies de plantas que podem ser usadas para decorar interiores, desde pequeninas, até as maiores. Algumas dessas espécies são:

  • Planta-mosaico
    Esse tipo de planta precisa de luz indireta para sobreviver e prefere temperaturas amenas com umidade, por isso, se adaptam facilmente aos banheiros. Elas precisam ser regadas regularmente.
  • Avenca
    Por não precisar de luz direta e gostar de umidade, a avenca é muito indicada para decorar banheiros. Assim como a planta-mosaico, a avenca precisa ser regada com frequência para que sua terra esteja sempre úmida.
  • Espada de São Jorge
    Muito fácil de ser cultivada, a espada de são Jorge vive muito bem em ambientes internos. Além de filtrar o ar, essa espécie de planta não precisa de lugares muito grandes para crescer saudável. Diferente da planta-mosaico e da avenca, a espada de São Jorge não precisa de muita água.
  • Jiboia
    Calma, não estamos falando da cobra! A jiboia é uma plantinha tropical muito versátil, podendo se adaptar ao ambiente que é introduzida. Por isso, ela é perfeita para decorar ambientes internos. Ela precisa ser regada duas vezes por dia no inverno e quatro vezes por dia no verão.
  • Orquídeas
    Muito bonitas e chiques, as orquídeas são capazes de deixar o seu banheiro muito elegante. São de fácil manutenção, podendo ser regadas de 2 a 3 vezes por semana apenas.
  • Bromélias
    As bromélias são bastante diferentes esteticamente e perfeitas para serem utilizadas na decoração de banheiros. Isso porque elas toleram muita umidade e gostam de luz indireta. Devem ser regadas a cada dois dias.
Não faça nada sozinho!

Já escolheu seus pisos e revestimentos? A decoração também? Perfeito! Agora é só contratar mão de obra especializada e transformar o seu banheiro em um espaço de cinema! Nada de fazer sozinho, ok?
O que você achou do nosso artigo? Conte para a gente qual foi a sua escolha!

 

Rolar para cima