OK saiba como o conceito de ambientes integrados traz mais conforto para o seu lar scaled

Saiba como o conceito de ambientes integrados traz mais conforto para o seu lar

Os ambientes integrados são uma grande tendência no universo da construção e podem trazer inúmeros benefícios para você. Isso porque o conceito surgiu como uma forma de tornar os imóveis muito mais funcionais, confortáveis e modernos.
Apesar destes serem pontos importantes, as vantagens não acabam por aí! Continue a leitura para descobrir como o conceito de ambientes integrados contribui para o seu bem-estar.

Afinal, o que são ambientes integrados?

Ao contrário dos imóveis mais antigos, que costumam ser bem divididos, as construções mais recentes apresentam plantas com layouts bem mais interessantes, uma circulação interna planejada e fluxo mais fluído entre os cômodos. Quem opta por comprar um apartamento na planta ou uma casa recém construída tem grandes chances de encontrar essa distribuição moderna em seu novo lar.
Você com certeza já ouviu falar sobre o conceito por aí, certo? Para entender bem o que significa ter um imóvel com ambientes integrados, vamos explicar desde o começo: imóveis que seguem este conceito possuem áreas mais abertas, com menos divisões entre os cômodos e utilizam um mesmo espaço para finalidades diferentes.
Sendo assim, os ambientes ficam muito mais amplos, contínuos e melhor interligados. Tudo isso com o objetivo de proporcionar mais praticidade em meio a rotina mais acelerada vivida por grande parte dos brasileiros atualmente.
Confira alguns exemplos mais comuns de integração de ambientes:

  • Cozinha e sala de estar
  • Varanda e sala de estar
  • Cozinha, sala de estar e varanda
  • Quarto e home office
  • Sala de estar e home office
  • Sala de estar e sala de jantar

Benefícios de escolher um imóvel com ambientes integrados

Se você está em busca de um novo lar, já sabe a importância de ter um espaço aconchegante para a sua qualidade de vida, não é mesmo? Com cômodos integrados na casa, o seu bem-estar está garantido!
Os ambientes integrados se tornaram uma grande tendência nas construções mais atuais e não é à toa que eles conquistaram esse espaço. O layout traz um ar moderno para os imóveis, além de muita funcionalidade no dia a dia.
As plantas que seguem esse conceito possuem uma variedade de benefícios para você, por isso decidimos listar alguns deles aqui. Dá só uma olhada nos motivos para escolher um imóvel com ambientes integrados:

  1. Melhor aproveitamento do espaço

    A otimização dos espaços com certeza é um dos principais benefícios dos ambientes integrados. Com a redução de divisórias, a circulação da casa fica mais fluída e aproveita os cômodos da melhor maneira possível, permitindo uma distribuição muito mais agradável.
    Isso contribui não apenas para a estética da casa, mas também para uma rotina mais prática tanto em relação a limpeza, quanto na convivência diária entre os moradores. O conceito também agrega valor ao imóvel, garantindo chances de lucros significativos no futuro.

  2. Casa muito mais funcional

    A funcionalidade é item essencial para quem tem um dia a dia corrido, não é mesmo? Por isso a integração de um ou mais ambientes na casa é tão comum nas construções mais recentes e o layout é cada vez mais procurado pelos compradores.
    Como já falamos neste post, a circulação fica bem mais fluída, a limpeza fica mais fácil, os cômodos parecem mais espaçosos e cada cantinho da casa pode ser aproveitado da melhor maneira possível.
    Para otimizar ainda mais o espaço do seu lar, opte por móveis multifuncionais ou planejados: com isso você consegue criar decorações incríveis sem prejudicar a metragem do imóvel. Essa é uma ótima opção para ambientes menores, pois ajuda a estabelecer aquela sensação de amplitude.

  3. Ambientes mais amplos

    Esse é um dos primeiros detalhes visualmente notáveis quando você entra em um imóvel com ambientes integrados. A sensação de amplitude é muito perceptível, já que os cômodos fluem de maneira mais agradável e parecem ter uma continuidade ampla.
    Com a retirada de algumas paredes e divisões desnecessárias, até mesmo uma casa pequena pode parecer muito mais ampla, bem distribuída e confortável. Mais uma vez, a escolha dos móveis pode ajudar a aumentar ainda mais essa sensação.
    A dica é optar por mobílias de tamanho adequado, priorizar espaços de armazenamento nas paredes e apostar nos espelhos. Além disso, distribuir móveis e equipamentos de maneira correta para que não haja dificuldade na circulação é outro ponto que vai ajudar a expandir a sua casa sem a necessidade de reformas.

  4. Aproveitamento de ventilação e iluminação natural

    Com espaços mais abertos e menos paredes dentro de casa, a circulação de ar fica muito melhor, assim como a entrada de luz natural. Essa configuração do imóvel permite um alcance muito maior de iluminação solar, garantindo ambientes muito mais aconchegantes e ainda contribuindo para a economia de energia.
    Assim como a iluminação natural, a ventilação também garante mais economia na conta de energia e ainda contribui para hábitos de consumo mais conscientes no dia a dia. O simples fato de trocar as luzes artificiais ou o ar condicionado por recursos naturais na rotina já é um grande passo de sustentabilidade, assim como de qualidade de vida.

  5. Mais tempo em família

    Um dos grandes problemas dos imóveis com muitas separações é o isolamento dos familiares e amigos. Em construções mais antigas é muito comum vivenciar este cenário: quem está na cozinha acaba ficando afastado de quem está na sala de estar, dificultando a comunicação entre os convidados.
    Por outro lado, o conceito de ambientes integrados facilita a interação, estimula a convivência e é ótimo para quem gosta de receber pessoas queridas em casa. Enquanto você cozinha, pode facilmente conversar e se divertir com o resto da turma que está na sala de estar, por exemplo.

  6. Praticidade para quem tem crianças em casa

    Essa facilidade de interação concedida pelos ambientes integrados não é vantajosa apenas para quem gosta de receber visitas, mas também para quem tem crianças em casa. Os papais sabem que os pequenos exigem uma vigia constante, não é mesmo?
    Com a integração dos cômodos, você fica muito mais tranquilo, já que consegue observar os pequenos mesmo estando em um ambiente diferente. Você pode cozinhar enquanto as crianças brincam na sala, por exemplo.

  7. Amplas possibilidades de decoração

    Outra vantagem muito interessante dos ambientes integrados são as possibilidades de decoração inovadoras. Se você quiser delimitar os cômodos, basta instalar uma divisória retrátil, utilizar um móvel ou ainda utilizar cores diferentes nas paredes.
    A composição dos itens decorativos também pode dar aquele charme extra aos ambientes e deixar a casa com a sua cara. O importante é soltar a imaginação e colocar a sua personalidade nos detalhes!

Viu só quantas vantagens um imóvel com ambientes integrados pode oferecer? Seja casa ou apartamento, você com certeza vai ter um lar repleto de conforto, praticidade e cômodos muito mais amplos: tudo o que você precisa para viver bem!


Rolar para cima