Razoes Para Comprar Apartamento Na Planta

7 razões para escolher um apartamento na planta

Decidiu comprar um apartamento e surgiu a pergunta: afinal, devo investir em um imóvel pronto ou na planta? Não se preocupe, a dúvida é muito comum e por isso decidimos compartilhar com você as principais vantagens de comprar um apartamento na planta.

Apesar dessa escolha não permitir a mudança imediata, o investimento em um apartamento na planta é muito vantajoso. Além de oferecer condições mais atrativas para o bolso, este tipo de imóvel também apresenta benefícios a longo prazo.

Ficou curioso para conhecer essas vantagens? Então continue a leitura deste post com a gente para descobrir tudo sobre a compra de um apartamento na planta!

Como funciona a compra de um apartamento na planta?

Comprar um imóvel, sair do aluguel e conquistar a casa própria é um sonho para grande parte dos brasileiros, e o investimento em imóveis na planta pode facilitar a realização deste sonho. Mas você sabe como funciona o processo de compra nestes casos?

Bom, a compra de um apartamento na planta é bem mais simples do que parece e também muito mais vantajosa para você. A gente explica: o imóvel ainda não está construído quando você inicia a transação, isso significa que você terá mais tempo para pagar por ele.

Você pode visitar decorados e conhecer melhor o apartamento. Uma vez fechado o contrato é preciso ter um pouco de paciência para a conclusão das obras e entrega das chaves: enquanto isso você pode pagar parcelas menores do que pagaria caso optasse por um imóvel pronto. 

Você vai acompanhar todo o processo de construção do imóvel e ainda poderá decorá-lo para deixar com a sua cara. Ao final, você terá um apartamento novinho pronto para receber novas histórias!

Vale mesmo a pena comprar um apartamento na planta?

Se você também está se fazendo essa pergunta, aqui vai a resposta: sim, vale muito a pena comprar um apartamento na planta! É a chance de conquistar a casa própria e ainda garantir um apartamento novo em folha com excelentes condições de pagamento.

Muita gente ainda fica com um pé atrás quando se trata de adquirir um imóvel na planta por receio de problemas ou atrasos nas obras, mas na verdade a compra pode ser ainda mais segura do que a de um imóvel já pronto.

Isso porque os cuidados com a parte burocrática é bem mais tranquilo, como nós vamos te explicar em breve neste conteúdo. Além disso, existem algumas formas de prevenir as dores de cabeça no processo:

  • Pesquise bem e escolha uma construtora de confiança
  • Tire todas as suas dúvidas sobre o processo de compra, construção e entrega das chaves
  • Se planeje financeiramente 
  • Visite os decorados para conseguir ter uma visão melhor de como seu futuro apartamento vai ficar

7 motivos para investir em um imóvel na planta

Nós sabemos que a compra de um imóvel é um investimento muito importante na sua vida, por isso queremos garantir que você conhece os benefícios dessa aquisição e desmistifique de uma vez por todas a ideia de que a compra de um apartamento na planta é um processo complicado. 

Neste contexto, decidimos compartilhar as principais vantagens de comprar um apartamento na planta para esclarecer melhor todas as suas dúvidas sobre o assunto. Olha só quais são elas:

1. Preço mais acessível

Um apartamento na planta com certeza tem preços mais atrativos do que os imóveis prontos, já que ainda será construído. Outro ponto positivo é que as construtoras estão bem mais flexíveis com relação às ofertas e por isso apresentam preços mais acessíveis para seus lançamentos.

Comprar um imóvel na planta também dá espaço para um planejamento mais elaborado, assim você consegue se organizar melhor financeiramente sem ficar com o orçamento apertado. 

2. Condições de pagamento facilitadas

Além do preço mais baixo, os apartamentos na planta também costumam apresentar condições de pagamento diferenciadas. Como falamos no item anterior, as construtoras criam ofertas mais flexíveis para este tipo de imóvel e a possibilidade de negociação é mais ampla.

É muito comum que o comprador pague 30% do valor total do imóvel (de forma parcelada, se preferir) até a entrega das chaves – o que é um tempo considerável, já que o apartamento ainda será construído – e parcele o restante por meio de um financiamento imobiliário, por exemplo. Normalmente o parcelamento dessa entrada de 30% não é possível no caso de imóveis prontos, sendo preciso realizar o pagamento à vista.

3. Valorização do imóvel

Imóveis no geral já são bens conhecidos pelo seu grande potencial de valorização e isso se intensifica ainda mais com aqueles comprados na planta. Isso porque você investe em uma construção totalmente nova e normalmente implantada em ótimas localizações.

As construtoras sempre buscam regiões com potencial de crescimento para construir seus imóveis e quem sai ganhando com isso é você, que pode ver o seu apartamento se valorizando cada vez mais ao longo dos anos conforme o desenvolvimento da área. 

4. Imóvel novo e moderno

Comprar um apartamento na planta significa que você está adquirindo um imóvel novinho em folha: ninguém nunca morou ali, toda a estrutura e acabamento acabou de ser feito. Muito mais comodidade, segurança e conforto para você.

Como tudo foi erguido do zero, você também vai contar com uma infraestrutura muito mais moderna e funcional, algo que poderia exigir reformas em imóveis antigos já prontos. Ambientes integrados, áreas de lazer mais completas e estrutura para ar condicionado são alguns itens que você pode encontrar nas construções atuais.

5. Oportunidade de deixar o imóvel com a sua cara

Quando você compra um imóvel já pronto, as chances de precisar reformar ambientes para adaptá-lo aos seus gostos e necessidades é bem grande, mas ninguém gosta de grandes obras, não é mesmo? Com relação a esse ponto, o apartamento na planta também sai ganhando.

6. Menos problemas com manutenção

Uma vez que o imóvel é novo e toda a parte elétrica, hidráulica, estrutural e acabamentos acabaram de ser feitos, a sua preocupação com manutenção vai demorar um pouco para aparecer. 

Imóveis antigos costumam apresentar muitos problemas e não é raro comprar casas que precisam de reparos e até mesmo grandes reformas para solucionar os danos. Além disso, você também pode fazer a decoração do zero e assim terá menos trabalho – e menos gasto – com isso também. 

7. Mais segurança no processo de compra

Comprar um imóvel na planta também é bem menos complicado e trabalhoso do que comprar um imóvel pronto, principalmente com relação a parte burocrática. Isso porque a construtora cuida desses detalhes para você e te ajuda com toda a documentação.

O fato de se tratar de um apartamento novo também ajuda: como ninguém morou ali antes, não existe a necessidade de transferir documentos ou se preocupar com dívidas do proprietário anterior, por exemplo. Um processo bem menos estressante, não é mesmo?

Hora do planejamento!

Como nós falamos algumas vezes ao longo deste post, o planejamento é uma parte muito importante para garantir um processo de compra sem estresse. Ter uma organização financeira e um controle maior do seu orçamento vai facilitar muito a aquisição do seu imóvel.

Esqueça essa ideia de que você precisa ter muito dinheiro guardado para comprar um imóvel: hoje existem ferramentas facilitadoras para te ajudar no processo e nem só de pagamento à vista são feitas as transações no mercado imobiliário. Na verdade, os financiamentos imobiliários são muito usados pelos compradores.

Com taxas reduzidas e condições de pagamento facilitadas, um financiamento imobiliário pode te ajudar a conquistar a casa própria sem prejudicar a sua vida financeira. Basta ter um bom planejamento, fazer uma boa pesquisa e escolher a melhor linha de crédito para você. 

Para te ajudar a dar o pontapé inicial rumo à conquista do seu apartamento, vamos compartilhar agora algumas dicas exclusivas de planejamento que vão te ajudar a se preparar para um processo de compra ainda mais tranquilo e seguro. Anote aí para não esquecer:

  • Coloque na ponta do lápis o seu rendimento e todos os seus gastos mensais: analise quais destes gastos são essenciais e quais deles podem ser cortados
  • Defina metas e tente economizar um pouco mais todo mês
  • Saiba quanto você pode gastar com o seu imóvel: definir um orçamento é importante para não investir mais do que você consegue pagar.
  • Faça simulações e aposte no financiamento imobiliário: ele é um grande aliado na compra de imóveis e pode ser ainda mais vantajoso no caso de um apartamento na planta. 
  • Ter um aplicativo de controle financeiro pode ajudar: baixe no celular e anote todos os seus gastos na hora para se organizar melhor.

Viu só quantas vantagens um apartamento na planta pode trazer para você e como conquistá-lo é muito mais fácil do que você pensava? Agora é hora de colocar todas essas dicas em prática, pesquisar muito e investir no seu sonho: o apartamento próprio está mais perto do que você imagina!


Rolar para cima