compra de imóveis

Quais as modalidades de compra de imóveis com a Cataguá?

A compra de imóveis é um dos maiores sonhos de milhares de brasileiros. Afinal de contas, ter a casa própria é um privilégio, não é mesmo?
Se você também deseja conquistar um imóvel para chamar de seu e está procurando condições diferenciadas de compra, chegou ao lugar certo! Com condições de pagamento facilitadas e ótimos preços, a Cataguá Construtora te ajuda a transformar esse sonho em realidade.
Neste post, vamos mostrar as 4 modalidades de pagamento oferecidas pela Cataguá Construtora e compartilhar algumas dicas exclusivas sobre o processo de compra de imóveis na planta
Continue a leitura para entender como funciona cada método de pagamento.

Como realizar a compra de imóveis com a Cataguá?

1. Compra de imóveis na planta

Essa modalidade de compra de imóveis é uma das mais comuns entre os clientes que adquirem a casa própria com a Cataguá Construtora.
Um imóvel na planta é aquele que ainda será construído pela construtora responsável, e entregue dentro de um prazo estipulado no contrato de compra e venda. Na Cataguá, todas as fases da obra podem ser acompanhadas pelos futuros proprietários diretamente pelo site da construtora.
O cliente que deseja comprar um imóvel na planta e fazer um financiamento, pode fechar negócio direto com a construtora e o banco financiador vinculado às obras. Lembre-se, é importante se atentar e tirar todas as dúvidas sobre o projeto, visitar o decorado e fazer uma simulação antes de assinar o contrato.
Seguindo todos esses passos, é possível ter uma boa noção de como ficará o imóvel após a sua conclusão e avaliar se ele atende ou não as suas necessidades.

2. Financiamento com outra instituição bancária

Essa modalidade de compra de imóveis é um dos diferenciais da Cataguá Construtora. Funciona da seguinte forma: caso o cliente seja correntista ou tenha um relacionamento com um banco diferente daquele que está vinculado às obras, e queira fazer o financiamento com a instituição para aproveitar os benefícios, essa alternativa é possível.
Durante o período de obras, o cliente paga de maneira parcelada o valor de entrada do imóvel, definido em contrato com a construtora.
Depois da conclusão da obra e com as providências legais encaminhadas ou já resolvidas, o proprietário pode financiar o restante do saldo devedor com o banco da sua escolha.

3. Tabela direta

Essa modalidade de compra de imóveis também é interessante. Caso seja da vontade do comprador, ele pode fazer o financiamento do imóvel dos sonhos diretamente com a construtora, ao invés de optar pela instituição bancária.
Na maioria das vezes, a burocracia envolvida no processo de financiamento com o banco costuma ser bem mais complexa, assim como a análise de crédito, o que pode levar à negação do empréstimo.
A dica aqui é considerar essa opção quando o cliente já tiver cerca de 70% a 80% do valor total do imóvel e desejar quitá-lo no menor tempo possível. Nesse caso, a construtora elabora um contrato de financiamento de imóveis com todas as assinaturas reconhecidas em cartório e demais informações relevantes como condições de pagamento, valor e quantidade de parcelas.

4. Pagamento direto e à vista

Essa modalidade de compra de imóveis é a mais viável e a que sai mais em conta para o cliente. Trata-se do pagamento do valor total do imóvel em parcela única, no ato da compra.
Essa opção permite um maior poder de negociação por parte do comprador e pode garantir ótimos descontos no valor de venda.
Outra vantagem de comprar um imóvel à vista é que o cliente fica isento da incidência de juros e correções monetárias típicas de um financiamento de móveis feito através de um banco.

Guia rápido sobre a compra de imóveis na planta

Como a compra de imóveis na planta é uma das mais comuns na Cataguá Construtora, não poderíamos deixar de compartilhar um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto com você.
A compra desse tipo de imóvel pode ser muito vantajosa, já que apresenta um valor mais baixo de venda e possibilita maior flexibilidade na negociação.
Como já explicamos aqui, é possível financiar o imóvel na planta. Neste caso, você paga primeiro o valor referente a entrada do imóvel e depois o financiamento em si.

Na prática, o processo funciona assim: a instituição financeira faz uma simulação de crédito com base em todas as informações socioeconômicas do futuro proprietário, bem como uma minuciosa análise individual de crédito. Com base nessas informações, o banco concede o crédito para que o comprador possa pagar uma parte do valor do imóvel adquirido.

1. Vou comprar um imóvel na planta. Como é calculado o valor das parcelas?

O valor das parcelas relativas ao financiamento de imóveis pode variar bastante e vai depender da renda mensal da sua família. Por lei, o valor de cada parcela não deve ultrapassar 30% da renda bruta familiar. Esse limite foi estabelecido com o objetivo de diminuir o nível de inadimplência por parte dos compradores.
Por exemplo, suponha que a renda total da sua família seja de R$ 20 mil mensais. O valor destinado ao pagamento do financiamento de imóveis deve ser de, no máximo, R$ 6 mil. Vale destacar que as parcelas sofrem um decréscimo ao longo dos anos, na maioria das vezes.

2. Acabei de financiar o meu apartamento com o banco. Já posso receber as chaves do imóvel?

Se o imóvel estiver pronto para morar, mesmo que o comprador tenha condições de pagar o financiamento rigorosamente em dia, só receberá as chaves após o devido registro do contrato de financiamento junto ao cartório de registro de imóveis. É um processo rápido e sem burocracia, na maioria das vezes.
O registro em cartório se faz necessário para que o banco se resguarde e tenha a garantia de que vai receber o valor das parcelas do financiamento feito pelo comprador. Este documento tem valor legal, para eventuais casos de processos na justiça relativos a compra de imóveis.

3. Quais são as vantagens de financiar o meu imóvel diretamente com a construtora?

Dependendo da situação, fazer o financiamento de imóveis diretamente com a construtora pode ser bem mais vantajoso, principalmente quando o comprador já dispuser de mais de 70% do valor total do bem e não desejar contrair uma dívida muito longa.

4. O que é contrato de alienação fiduciária de imóvel e quando ele deve ser assinado?

Trata-se de um importante documento que deverá ser assinado pelo comprador quando fizer o financiamento do seu imóvel direto com a construtora. É uma espécie de garantia legal de que a empresa vai receber o valor restante por parte do proprietário e que está devidamente amparada pela justiça.

5. Optei pela compra do meu imóvel à vista. Posso me mudar quanto tempo depois?

Se você pagou o seu imóvel à vista para a construtora e toda a documentação está devidamente registrada em seu nome no cartório de registro de imóveis, sem nenhum tipo de pendência administrativa, já pode receber as chaves assim que as obras forem concluídas.
Após o pagamento, em aproximadamente 2 ou 3 dias úteis, a mudança para o local já pode ser feita, caso o imóvel esteja pronto.

6. Em todas as modalidades de compra de imóveis é necessário passar por uma análise de crédito?

Sim. Independentemente da modalidade de compra de imóveis (exceto para pagamentos à vista), o comprador vai passar por uma rigorosa análise de crédito tanto pela construtora quanto pelo banco. Isso é fundamental para que seja definido o valor máximo de cada parcela, bem como o número delas, taxas de juros e condições de pagamento. Afinal, ambas as partes não podem ficar no prejuízo, certo?

Programa Casa Verde e Amarela: o sonho da casa própria mais perto de você

A análise de crédito também é essencial para incluir o comprador nas exigências do programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), programa habitacional do Governo Federal, que costumam ter taxas de juros e condições de pagamento bem mais atrativas.
Vale sempre ressaltar que tudo vai depender do valor da renda mensal familiar e do perfil socioeconômico do futuro proprietário. As possibilidades para comprar a casa própria são várias, mas o objetivo é sempre o mesmo: realizar o seu sonho com segurança e tranquilidade, sem sentir o peso no bolso.

Conclusão

As 4 modalidades de compra de imóveis da Cataguá Construtora são bastante atrativas para quem deseja adquirir uma casa ou um lindo apartamento.
Agora que tal conhecer os últimos lançamentos de imóveis da Cataguá Construtora? Os projetos são cuidadosamente planejados para garantir mais qualidade de vida, segurança, tranquilidade e bem-estar para você e sua família.
Se ainda tem alguma dúvida sobre as opções de pagamento da empresa, não deixe de assistir ao vídeo explicativo abaixo:
https://youtu.be/LFZAoOA-5YU


Rolar para cima