imóvel na planta ou pronto para morar

Imóvel na planta x imóvel pronto para morar: qual a melhor opção?

A compra da casa própria é uma conquista muito importante, mas para escolher o imóvel ideal para você e para sua família é preciso tomar algumas decisões antes de fechar o negócio. Decidir entre um imóvel na planta ou pronto para morar é uma delas.
Para te ajudar nesse processo, vamos compartilhar algumas dicas ao longo deste conteúdo que vão facilitar a tomada de decisão. Pronto para conhecer as vantagens do imóvel na planta e do imóvel pronto para morar? Então vamos começar!

Imóvel na planta ou pronto para morar: saiba o que considerar

Antes de compartilharmos com você as vantagens de cada tipo de imóvel, vamos falar sobre os fatores que você não pode deixar de analisar no momento de decidir entre um imóvel na planta ou pronto para morar. Considere esses pontos:

  • Considere a urgência na mudança: o primeiro passo para definir qual é a melhor opção para você é se perguntar em quanto tempo deseja se mudar. Se você precisa fazer a mudança com urgência, um imóvel pronto para morar é a melhor opção, mas se você pode esperar um pouco mais, um imóvel na planta pode apresentar condições mais vantajosas de pagamento.
  • Tenha um orçamento definido: agora é hora de descobrir quanto você pode gastar na compra da casa nova. Independente de ser um imóvel na planta ou pronto para morar, é preciso colocar seus gastos e rendimentos na ponta do lápis para definir o seu orçamento e evitar dívidas no futuro.
  • Coloque as formas de pagamento na balança: uma vez definido o seu orçamento, pesquise as formas de pagamento disponíveis para o imóvel desejado. Se não puder pagar à vista, existem diversas linhas de financiamento imobiliário com excelentes condições de pagamento.
  • Avalie as condições do imóvel: quando falamos aqui em condições não estamos falando apenas da estrutura do imóvel, ok? Existem diversos fatores que devem ser avaliados na compra de imóveis, como a localização, a infraestrutura oferecida no bairro ou no condomínio, caso opte por um apartamento. Além disso, lembre-se de analisar o histórico da construtora e considerar o tempo para entrega das chaves no caso de imóveis comprados na planta.

Vantagens de comprar um imóvel na planta

1. Preço mais acessível

Imóveis na planta costumam apresentar um valor bem mais acessível, pois é comprado na fase de desenvolvimento ou de construção. Além disso, é muito comum que as construtoras ofereçam descontos no momento de lançamento, o que pode tornar o preço ainda mais atrativo.

2. Condições de pagamento atrativas

Não é só o preço de venda que torna o imóvel na planta mais acessível: as condições de pagamento disponíveis também costumam ser bem mais atrativas. Você tem maior chances de negociar o valor com a construtora e ainda pode optar por um financiamento, incluindo o valor de entrada – que normalmente é pago à vista em casos de compra de imóveis já prontos.

3. Mais facilidade na documentação

Quando você adquire um imóvel na planta toda a parte burocrática envolvendo a documentação da casa ou do apartamento é tratado diretamente com a construtora, o que torna o processo muito mais simples e seguro, sem o envolvimento de terceiros. Além disso, se trata de um imóvel novo, por isso você não vai precisar se preocupar com pendências financeiras deixadas por um antigo proprietário.

4. Segurança de adquirir um imóvel novo

Outro ponto muito positivo é que você está adquirindo um imóvel recém construído, garantindo assim uma construção moderna, com toda a infraestrutura e instalações novinhas em folha. Isso diminui as chances de se deparar com a necessidade de reparos ou reformas, bastante comum em imóveis antigos.

5. Possibilidade de personalização

Imóveis na planta também costumam oferecer maior possibilidade de personalização. Algumas construtoras deixam a parte de acabamento a cargo do proprietário, o que te dá a liberdade de montar o seu novo lar do jeitinho que sempre sonhou.

Vantagens de comprar um imóvel pronto para morar

1. Mais agilidade na mudança

Conforme destacamos logo no início deste post, se você tem pressa em se mudar, um imóvel pronto para morar com certeza é a escolha certa para você. Nesses casos, você só precisa definir a forma de pagamento, pegar as chaves com o antigo proprietário ou com a imobiliária e se mudar.

2. Possibilidade de visitar o imóvel

Outra grande vantagem do imóvel pronto para morar é a possibilidade de visitar pessoalmente o espaço. Apesar dos imóveis na planta contarem com os decorados, poder ver a casa ou o apartamento já construído permite uma avaliação mais detalhada da infraestrutura oferecida.

3. Avaliação dos detalhes

Na visitação do imóvel você pode avaliar de perto as condições estruturais, as instalações elétricas e hidráulicas e outros pontos importantes para garantir a sua qualidade de vida e a de sua família. É possível verificar a incidência de luz natural na casa, a ventilação e até mesmo conhecer áreas de lazer, caso escolha por um apartamento pronto para morar.

4. Pagamento facilitado com financiamento

O financiamento imobiliário é um ótimo facilitador para quem deseja conquistar a casa própria sem ter dinheiro guardado. Com condições diferenciadas, as linhas de crédito oferecem parcelas que cabem no bolso e prazo estendido para o pagamento.
Faça simulações em várias instituições para entender quais as melhores condições para você, pois os bancos disponibilizam taxas de juros variadas.

5. Acabamentos garantidos

Como falamos antes, os acabamentos ficam por sua conta em algumas obras de imóveis na planta, o que não acontece com imóveis já prontos. Isso pode apresentar uma economia para o seu bolso, já que você só terá esse gasto extra caso queira alterar algum detalhe no imóvel adquirido.
Por outro lado, vale destacar que algumas construtoras, como a Cataguá, já oferecem diversos imóveis com detalhes de acabamento inclusos. Caso opte pelo imóvel na planta, buscar por essa opção pode ser muito vantajoso para o seu bolso.

Agora que você já tem todas essas informações em mãos é hora de colocar tudo na balança e decidir qual o melhor tipo de imóvel para você. Independente da sua escolha, ficamos felizes em ajudar na conquista desse sonho, por isso produzimos outros conteúdos aqui no blog da Cataguá com dicas para facilitar a jornada até a conquista da casa própria, aproveite para conferir!


Rolar para cima