amortização de custas cartorárias e ITBI

Como funciona a amortização de custas cartorárias e ITBI?

Você está pensando em fazer um financiamento imobiliário através do Programa Casa Verde e Amarela? Parabéns, pois o aluguel nunca mais fará parte da sua vida. Pensando em te ajudar, elaboramos esse artigo que vai te mostrar como funciona a amortização de custas cartorárias e ITBI com a Cataguá Construtora. Afinal, quando o assunto é compra de imóveis, devemos estar por dentro de tudo que permeia esse importante assunto. Bora lá aprender um pouco mais!

Mas o que são custas cartorárias?

Popularmente conhecidas por emolumentos, as custas cartorárias são taxas cobradas por todos os cartórios de registro de imóveis espalhados pelo Brasil. O valor total das custas pode variar bastante, já que cada estado é que define os valores que serão cobrados dos proprietários dos imóveis.

Por via de regra, o cálculo das custas cartorárias se baseia no valor da transação do bem. Cabe ressaltar que os valores dos emolumentos sofrem um reajuste anual. O cartório faz a emissão das custas e envia as informações para que o boleto de pagamento seja gerado.

Para que a matrícula do imóvel seja devidamente atualizada com o novo registro de compra e venda, o valor médio cobrado pelos cartórios é cerca de 2% do valor do bem adquirido, podendo variar de acordo com o município onde está localizado o imóvel. Por isso, se você fez um financiamento imobiliário através do Programa Casa Verde e Amarela, não se esqueça de reservar uma grana extra para essa inevitável despesa.

O que é ITBI?

O Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis, conhecido pela sigla ITBI, é uma taxa que deve ser paga ao município de localização do imóvel. Trata-se de um imposto regulamentado, previsto na Constituição brasileira e de caráter obrigatório.

O pagamento do ITBI é essencial para que todo o processo de compra e venda de imóveis se concretize efetivamente. Toda a documentação atualizada da sua nova casa ou apartamento somente será liberada após a constatação do seu pagamento devido.

Esse imposto é o grande responsável pela regularização do imóvel perante os órgãos públicos municipais, garantindo que os cidadãos tenham acesso a serviços de saneamento básico, iluminação pública, coleta de lixo, poda de árvores e asfaltamento de ruas e avenidas.

O valor do ITBI varia de acordo com o valor venal do imóvel (que vem na guia do IPTU) e pela alíquota, que é estipulada por cada município. Nos grandes centros urbanos, esse valor gira em torno de 2% do valor de mercado do imóvel. Conheça um pouco mais sobre financiamento imobiliário e faça o sonho da casa própria se tornar uma realidade para você.

Como funciona a amortização de custas cartorárias e ITBI na Cataguá?

Agora que você está por dentro do que são as custas cartorárias e ITBI, saiba como funciona a amortização de ambos, caso tenha feito um financiamento imobiliário através do Programa Casa Verde e Amarela ou com a nossa construtora:

1. Quando o cliente parcela o valor das custas cartorárias e ITBI

Na Cataguá, você pode parcelar o valor das custas cartorárias e do ITBI para registro do seu contrato de financiamento imobiliário. Nesse caso, o saldo remanescente do registro do contrato em cartório será usado para amortizar as parcelas em aberto referente ao parcelamento da documentação, começando sempre da última parcela até a mais recente.

Esse montante ainda poderá ser utilizado para a amortização das parcelas de entrada, desde que o valor remanescente quite o parcelamento das custas cartorárias e ainda reste algum valor de saldo. Entenda como funciona a amortização de financiamento de imóveis e quite o seu imóvel antes do previsto.

2. Quando o cliente paga à vista valor das custas cartorárias e ITBI

Você optou por pagar à vista o valor das custas de cartório e do ITBI do seu imóvel? Sem problemas. A única questão é que se as suas parcelas de entrada ainda estiverem em aberto com a construtora, o saldo remanescente será utilizado para fazer o abatimento dessas parcelas que estejam vencidas ou com o vencimento próximo, amortizando o valor da dívida com a construtora. Aqui, você nunca perde!

3. Quando o cliente já quitou o valor da entrada, das custas cartorárias e ITBI

Suponha que você tenha feito um financiamento imobiliário através do Programa Casa Verde e Amarela com a Cataguá e já liquidou o valor da entrada, das custas cartorárias e do ITBI. Dessa forma, não possui saldo devedor com a construtora. Sendo assim, você vai receber o troco do registro do contrato via depósito bancário. Evitando qualquer tipo de prejuízo!

Dúvidas mais frequentes a respeito desse assunto

Mesmo que você tenha feito um financiamento imobiliário através do Programa Casa Verde e Amarela e tenha entendido como funciona o processo de amortização de custas cartorárias e ITBI, confira outras dúvidas a respeito deste assunto:

1. O endereço do titular do contrato precisa estar atualizado com a construtora?

Sim. Após o contrato de financiamento ser devidamente registrado, o cliente recebe, via correio, através da carta registrada com aviso de recebimento, toda a documentação pertinente ao seu novo imóvel.

Por isso, o endereço precisa estar sempre atualizado com a construtora, para não haver problemas com a entrega dos documentos. Pode parecer um simples detalhe, mas isso é fundamental quando o assunto é compra de imóveis.

2. Quais são os documentos que fazem parte de um financiamento imobiliário?

A Cataguá é uma empresa que preza pela total transparência com todos os seus clientes, independente da modalidade de compra. Se você fizer um financiamento imobiliário conosco, vai receber uma via original do seu contrato, uma via da confissão de dívida (se for o caso), cópia da matrícula e cópia dos comprovantes de pagamentos para a prestação de contas. Conheça as principais mudanças no Programa Casa Verde e Amarela.

3. Quando o ITBI deve ser pago?

A data de pagamento do ITBI do seu imóvel é determinada pelo município que ele está localizado. Dependendo da cidade, esse imposto deve ser pago após a lavratura da escritura nos órgãos públicos.

Em outros centros urbanos, o pagamento pode ser realizado depois do registro da escritura do imóvel. Os prazos também são definidos pelas prefeituras locais. Essa taxa só não deve deixar de ser paga, em nenhuma hipótese.

4. O meu imóvel foi comprado através do Programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal. Tenho direito a algum tipo de desconto no ITBI?

Sim. Moradias populares ou que são vinculadas a programas de incentivo do Governo Federal, como o Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), dentre outros, podem ganhar descontos no pagamento do ITBI.

O valor do desconto será estipulado pelo município sede do imóvel, que leva diversos fatores em consideração. Dependendo do caso, pode chegar a 50% ou até mais. Qualquer valor a menos na hora de pagar é sempre bem-vindo, certo?

5. Comprei um imóvel na planta. Preciso pagar o ITBI mesmo assim?

Sim. Mesmo que você tenha comprado um imóvel na planta o pagamento do ITBI é obrigatório. Nesse caso em específico, o valor desse imposto é calculado quando o imóvel estiver concluído e pronto para morar. Lembrando que o valor dessa taxa é sempre baseado no valor médio de mercado do imóvel adquirido (valor venal).

6. Tenho direito a algum desconto no valor das custas cartorárias?

Se você estiver comprando o seu imóvel através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que é um programa de financiamento habitacional criado pelo governo, poderá ter um generoso desconto de até 50% no valor das custas cartorárias.

Basta apresentar a declaração de primeira aquisição devidamente assinada e demais documentos comprobatórios que serão exigidos. Conheça os imóveis da Cataguá Construtora que estão prontos para morar e desfrute de todos os benefícios de ter uma casa própria.

7. O que acontece se eu não pagar as custas do cartório de registo de imóveis?

Se você não pagar as despesas cartorárias referente ao seu imóvel adquirido, ele não terá o número de matrícula atualizado com o registro da compra e venda, que só é feito pelos cartórios.

Não é conveniente negligenciar esse pagamento, já que o seu imóvel pode não ser reconhecido pela prefeitura como sendo seu efetivamente, mesmo que o tenha comprado e já esteja quitado. É um gasto necessário.

Conclusão

A Construtora Cataguá facilita ao máximo a amortização das custas cartorárias e do ITBI do seu imóvel. Agora que tal conhecer os nossos modernos empreendimentos que vão garantir mais qualidade de vida, segurança, tranquilidade e bem-estar para você e sua família? São lançamentos que garantem um excelente custo-benefício. Venha fazer um financiamento imobiliário conosco através do Programa Casa Verde e Amarela. Nossos corretores te aguardam!


Rolar para cima