morar em Nova Odessa

Qualidade de vida: conheça as vantagens de morar em Nova Odessa!

Já imaginou morar em uma das cidades com melhores índices de qualidade de vida do interior de São Paulo? Nova Odessa oferece essa vantagem e muitas outras especialmente para você e para a sua família!
A cidade é uma extensão do seu lar, por isso precisa estar em sintonia com o seu estilo de vida e oferecer toda a infraestrutura necessária para o seu bem-estar. Com isso em mente, a escolha de uma região para viver deve ser feita com atenção, considerando sempre esses pontos.
Neste contexto, decidimos falar sobre uma das melhores cidades do interior paulista. Nova Odessa reúne qualidade de vida e tranquilidade de uma cidade pequena à uma excelente estrutura de educação, saúde e segurança pública.
Ficou curioso para conhecer o município? Então continue a leitura deste post com a gente e descubra as vantagens de morar em Nova Odessa!

A história de Nova Odessa

Para começar, vamos viajar no tempo até 1905, quando a cidade nascia na sede da Fazenda Pombal: Carlos José de Arruda assim instituiu o Núcleo Colonial Nova Odessa. Nesta época, o núcleo ainda era pertencente ao distrito de Vila Americana, cenário que só mudou em 1959, quando Nova Odessa foi elevada ao título de município e se desmembrou de Americana.
Ao longo deste período a região se desenvolveu muito graças a estação ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, responsável por ligar o então Núcleo Colonial a diversos pontos de interesse como Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste e Americana. A cidade se destacou na produção de algodão e no plantio de melancias, além de abrigar milhares de imigrantes russos logo no início de sua história, assim como italianos e portugueses alguns anos depois.
O nome Odessa surgiu exatamente por conta dos primeiros imigrantes russos, que vieram de uma cidade homônima localizada na antiga União Soviética, hoje Rússia. Só em 1906 o nome Nova Odessa foi oficializado – antes o núcleo chamava-se Pombal.
Ah, e não foi apenas o nome que o município paulista herdou da cidade russa: o planejamento urbano também se assemelha ao de Odessa, tendo ruas largas e quadras regulares como destaque.

Por que morar em Nova Odessa?

Localizada a 124 km de São Paulo, Nova Odessa guarda detalhes únicos de uma cidade do interior com excelente infraestrutura urbana e ótimas oportunidades de crescimento pessoal. Em pleno desenvolvimento, o município com certeza vai te conquistar e nós vamos te contar os benefícios de quem o escolhe como lar.
Morar no interior de São Paulo é um sonho para muitas pessoas, por isso estamos aqui para compartilhar com você todas as vantagens oferecidas para quem decide comprar um imóvel em Nova Odessa. Dá só uma olhada em alguns dos muitos pontos de destaque da cidade e entenda como é morar em Nova Odessa:

1. Uma das melhores cidades no quesito qualidade de vida

Nova Odessa é destaque no quesito qualidade de vida entre as cidades da chamada RMC (Região Metropolitana de Campinas), tendo ocupado o top 3 de pesquisas feitas pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) que analisa pontos da infraestrutura urbana dos municípios.
Para definir os resultados do estudo, 16 serviços públicos são estudados: áreas como educação, saúde e abastecimento de água são alguns exemplos. Nova Odessa se sobressaiu também em outros setores como transporte público, trânsito e limpeza pública.
Além disso, a cidade tem ainda a vantagem de contar com a tranquilidade de morar no interior, o que aumenta ainda mais a qualidade de vida. Seguindo essa ideia, podemos pular para o próximo item dessa lista e falar sobre os benefícios de morar próximo a diversas áreas verdes.

2. Maior contato com a natureza

Conhecida como Paraíso Verde, Nova Odessa tem uma ampla área verde para promover um maior contato com a natureza. Isso é um grande ponto positivo para a qualidade de vida, tanto em relação à saúde quanto ao bem-estar de maneira geral.
Para se ter uma ideia, o município conta com mais de 30 árvores para cada habitante e diversos pontos de natureza para que você possa curtir momentos de lazer e relaxamento com familiares e amigos.
Nova Odessa tem um incrível Jardim Botânico com mais de 4 mil espécies vegetais – o maior acervo da América Latina – espalhadas em 80 mil metros quadrados de jardins temáticos, bosques, lagos e estruturas técnicas que abrigam várias pesquisas científicas. A cidade conta ainda com um Parque Ecológico e um Instituto de Zootecnia para ampliar as unidades de pesquisa.

3. Destaque na saúde

A saúde é uma das áreas muito bem trabalhadas em Nova Odessa, com excelentes índices de desenvolvimento. Inclusive, o governo municipal teve como foco a melhoria de diversos pontos na área da saúde para garantir o bem-estar dos moradores.
A reforma de UBSs e a construção de uma nova unidade, assim como a reforma do Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia para ampliar a capacidade da maternidade são apenas alguns dos muitos exemplos de trabalhos feitos nos últimos anos.
Outro ponto de destaque é com relação ao saneamento básico da cidade, essencial para garantir uma vida saudável aos moradores. Nova Odessa desenvolveu projetos de ampliação para a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Pós-Anhanguera com o objetivo de levar água tratada para mais de 100 mil moradores, ampliando assim o seu serviço de tratamento de esgoto.

4. Segurança pública também é motivo de satisfação para moradores

Além da saúde, não podemos deixar de destacar aqui também o setor de segurança do município, que registra ótimos índices de atuação. Na última pesquisa realizada pela Indsat, Nova Odessa aparece em 2º lugar entre os municípios da região de Campinas no quesito segurança pública, a apenas 17 pontos de diferença de Indaiatuba, primeira colocada no ranking.
A escala geral do Indsat vai de 200 a mil pontos: Nova Odessa registrou 661 pontos e assim garantiu seu selo de Alto Grau de Satisfação, mérito atribuído aos setores que conseguem registrar entre 650 e 799 pontos. Apenas Nova Odessa e Indaiatuba ganharam este selo entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas.
Contar com uma boa rede de segurança pública é essencial para o seu bem-estar no dia a dia. A tranquilidade de poder caminhar pelas ruas com a sensação de estar seguro reflete diretamente na saúde e na qualidade de vida.

5. Educação de qualidade garantida

Logo no início dessa lista, citamos o Instituto de Zootecnia de Nova Odessa, lembra? Além de servir como unidade de pesquisa científica, o instituto também abriga um excelente curso de pós-graduação. Isso sem contar a proximidade do município com regiões que oferecem outras oportunidades incríveis de ensino superior, como Piracicaba com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).
Ah, se você tem crianças ou adolescentes em casa, não precisa se preocupar: Nova Odessa conta com um amplo leque de opções de alta qualidade para atender todas as idades, tanto no âmbito público quanto no privado. Unidades do Sesi e da Etec (Escola Técnica Estadual) são alguns exemplos de instituições de ensino públicas renomadas presentes no município.

6. Mercado de trabalho com boas ofertas de emprego

Boas opções de ensino também influenciam na hora de encontrar um emprego, o que nos leva ao 6º item dessa lista: mercado de trabalho. Nova Odessa registra ótimos índices nesse setor também, sendo o pólo têxtil um grande forte da região.
A cidade abriga diversas grandes empresas e, pela proximidade com Campinas – forte pólo industrial da região –, Nova Odessa oferece amplas oportunidades de emprego. Outro ponto que favorece a mudança para o município paulista é o crescimento da estrutura organizacional de home office.
O home office favoreceu a oportunidade de morar no interior e trabalhar na capital, ótima conjunção para quem deseja aproveitar a tranquilidade das cidades pequenas sem perder as chances de crescimento profissional proporcionadas por companhias dos grandes centros urbanos.

7. Proximidade a grandes centros urbanos

Como já compartilhamos com você neste conteúdo, Nova Odessa está a apenas 124 km da capital paulista: um percurso de aproximadamente 2 horas com fácil acesso pela Rodovia dos Bandeirantes te leva a São Paulo com tranquilidade, segurança e rapidez. A ligação com as principais rodovias do estado, como a Bandeirantes e a Dom Pedro I, também contribuem para a mobilidade urbana e até mesmo para o desenvolvimento da cidade.
Esse acesso facilita o escoamento de produtos, atraindo assim mais empresas para a cidade e, consequentemente, aumentando os índices de empregabilidade. Nova Odessa também está bem pertinho de outros importantes centros urbanos, como Campinas – que fica a apenas 35 minutos de distância – e Americana, a apenas 15 minutos.

Com todas essas vantagens fica difícil não se apaixonar pela cidade, não é mesmo? Se você está em busca de imóveis em Nova Odessa, não deixe de acompanhar as redes sociais e o blog da Cataguá para ficar por dentro das novidades no município e na região.


Rolar para cima