Vantagens De Morar No Interior Min

Como escolher a cidade ideal? As vantagens de morar no interior!

Casa é onde seu coração está: você já deve ter escutado essa frase por aí, não é mesmo? A mudança de cidade nem sempre é um processo fácil, mas quando encontramos um lugar para chamar de lar tudo vale a pena.

Independente do motivo da mudança, existem alguns aspectos importantes a se considerar no momento de escolher uma nova cidade para garantir sua qualidade de vida e fazer com que você se sinta em casa. 

Viver no interior tem diversos benefícios, por isso vamos compartilhar com você algumas dicas sobre como encontrar a cidade perfeita para aproveitar todas as vantagens de morar no interior. Continue a leitura para conferir!

Viver bem é sinônimo de qualidade de vida!

O local que escolhemos para viver vai refletir diretamente em nosso estilo de vida, assim como em nosso bem-estar e até mesmo na nossa saúde, por isso a escolha de uma cidade nova para morar precisa ser feita com um cuidado especial e muita atenção. 

Não podemos deixar de destacar a grande mudança de vida que isso representa quando falamos em comprar um imóvel no interior, principalmente para quem vive em grandes metrópoles. Sair da nossa zona de conforto rumo ao desconhecido nem sempre é fácil, mas se abrir para o novo pode ser incrível. 

O estilo de vida e a infraestrutura podem ser totalmente diferentes, mas a boa notícia é que essa alteração de cenário pode também trazer impactos muito positivos para a sua qualidade de vida. 

Para acertar na decisão é essencial pesquisar muito e buscar aquela cidade com a qual você mais se identifica. Conforto, tranquilidade e comodidade são itens importantes na lista para a escolha do seu novo lar e um imóvel no interior pode ser tudo o que você precisa. 

Vantagens de morar no interior

Morar no interior e desfrutar de todos os benefícios das cidades pequenas é o sonho de muita gente, mas se você ainda está em dúvida sobre escolher um imóvel nessa região, veio ao lugar certo.

Separamos as principais vantagens de viver no interior para te ajudar nessa decisão importante, olha só:

  • Mais qualidade de vida
  • Mais tranquilidade no dia a dia
  • Ambiente mais saudável: menos poluição, menos estresse e muito mais natureza
  • Custo de vida mais acessível
  • Índices menores de criminalidade
  • Oportunidade de aproveitar uma excelente infraestrutura com toda a tranquilidade das cidades do interior

São benefícios incríveis, não é mesmo? Basta escolher a cidade certa para que você possa desfrutar de cada um deles e aproveitar uma vida mais tranquila com a família, por isso vamos seguir a leitura e conferir os pontos que você deve analisar para encontrar o seu novo lar. 

Como escolher a melhor cidade para morar?

Como falamos logo na abertura deste post, existem muitos aspectos a serem considerados no momento da mudança, mas pode ficar tranquilo porque nós vamos te ajudar com isso. Listamos os principais pontos a serem analisados no momento da escolha para facilitar o processo.

Lembre-se de que essa é uma decisão muito importante, por isso não tente apressar nada e faça tudo com calma: pesquise muito, visite as cidades, os bairros, tire suas dúvidas, peça indicações a amigos e familiares ou até mesmo aos moradores do local. 

Agora vamos conferir as nossas dicas? Anote alguns dos principais cuidados ao comprar uma casa na cidade nova e analise todos esses pontos antes de tomar uma decisão:

1. Infraestrutura da cidade

Qualquer tipo de mudança vai impactar diretamente na sua rotina, mas você pode facilitar a adaptação buscando um local que ofereça uma infraestrutura parecida com a da sua cidade atual e de acordo com as suas necessidades. 

Uma mudança para o interior traz um espaço totalmente novo para quem vivia em uma cidade grande, por exemplo. Por outro lado, as cidades interioranas estão se desenvolvendo cada vez mais e isso permite que você desfrute de uma infraestrutura similar às grandes metrópoles sem perder a tranquilidade de uma cidade pequena.

2. Mercado de trabalho

Muitas vezes a mudança de cidade acontece por conta de um emprego, mas independente disso um dos detalhes mais importantes a serem analisados antes de arrumar as malas e realmente se mudar é em relação às oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho da região. 

Pesquise as taxas de empregabilidade, saiba quais são as empresas existentes na cidade e conheça as opções dentro da sua área de atuação. Uma rápida busca pelo Google pode te ajudar a conseguir esses dados, mas vale a pena conversar com moradores da cidade se tiver a oportunidade. 

3. Custo de vida

O custo de vida também precisa ser considerado, uma vez que ele precisa caber no seu orçamento. Avaliar detalhes financeiros como o custo de imóveis, aluguel, alimentação, educação e transporte.

Cidades com menor oferta de serviços tendem a apresentar custos maiores, por exemplo. Por isso é importante pesquisar muito e colocar as opções na ponta do lápis: muitas vezes uma cidade pode oferecer alguns gastos mais elevados e outros mais baratos, o que equilibra a situação e pode ser um cenário mais atrativo para você. 

4. Segurança

A segurança é outro ponto essencial quando buscamos uma nova cidade para chamar de lar. Morar no interior de São Paulo já transmite uma ideia de maior tranquilidade, mas isso não dispensa a necessidade de conhecer as políticas de segurança da região.

Verifique o índice de criminalidade na cidade e pesquise também os melhores bairros dentro deste requisito, se possível visite esses locais. É muito importante que você se sinta seguro para viver com a sua família sem estresse. 

5. Acesso à serviços básicos

A disponibilidade de serviços básicos como educação, saúde e transporte também não pode deixar de ser analisada. Busque informações sobre o atendimento público e também o privado para saber se a infraestrutura atende suas necessidades.

Se você deseja estudar ou se tem filhos, por exemplo, avalie o acesso a instituições de ensino fundamental e superior, assim como a cursos. Lembre-se de verificar o sistema de saúde da cidade e as opções de transporte disponíveis. 

6. Lazer e cultura

O lazer e as atividades culturais não poderiam ficar de fora dessa lista, afinal quem não gosta de passear e relaxar nos momentos de folga, não é mesmo? Uma boa oferta de atividades é essencial para manter a qualidade de vida dos moradores.

Shoppings, teatros, cinema, parques, bares, restaurantes: pense no que você gosta de fazer e verifique se a cidade oferece acesso fácil a essas opções de lazer. Vale a pena conferir se as cidades vizinhas também disponibilizam atividades interessantes.

7. Oferta de serviços

Já checamos a oferta de serviços básicos, agora é hora de conferir as opções de serviços gerais que fazem parte do seu dia a dia como farmácias, supermercados, padarias e academias, por exemplo. Essa busca pode ser feita de forma geral na cidade e depois conforme os bairros de sua preferência.

Além de se certificar de que a cidade oferece os serviços dos quais você precisa, verifique também a acessibilidade ao local, estude a possibilidade de ficar mais próximo destas comodidades e não deixe de pesquisar os gastos com locomoção e com os serviços em si. 

8. Ambiente

De nada adianta você morar em uma cidade com uma infraestrutura incrível se você não se sentir bem por lá, certo? Por isso é importante visitar o local e conhecer a atmosfera da região: verifique detalhes como o tamanho da cidade, o ritmo de vida e o clima , por exemplo. Escolha as cidades que te pareceram mais atrativas e visite-as para encontrar a melhor opção. 

O objetivo é ter a certeza de que você se sente realmente bem na cidade antes de se mudar para lá, afinal este será o seu novo lar e você precisa se sentir em casa nele. Isso facilita muito a adaptação e vai garantir o seu bem-estar a longo prazo. 

9. Comunidade

Assim como considerar o ambiente em si, é importante também conhecer a comunidade da região e dos bairros de sua preferência. Contar com uma vizinhança tranquila e que te faça sentir confortável é um passo determinante para tornar a adaptação mais simples. 

Procure por um lugar que te faça realmente se sentir em casa, por isso procure por uma cidade receptiva e que desperte essa sensação de pertencimento em você. Procure referências dos melhores bairros e converse com moradores para saber mais sobre a rotina local. 

10. Proximidade aos familiares e amigos

O último ponto dessa lista – mas não menos importante – é relacionado a proximidade de familiares e amigos. A mudança de cidade é também uma mudança de vida, por isso sentir que ainda está próximo de quem você ama pode ajudar.

Procure locais que possibilitem o acesso fácil a essas pessoas e considere também os gastos com viagem. Você pode encontrar diversos imóveis no interior de São Paulo em cidades próximas à capital e com ótima acessibilidade pelas principais rodovias. 

E então, pronto para escolher a sua nova cidade? Com essas dicas você com certeza vai encontrar o lugar perfeito para aproveitar todas as vantagens de morar no interior e criar memórias incríveis com quem você ama!


Rolar para cima