Antes de tudo, na hora de fazer uma faxina rápida em casa, certamente cada pessoa tem seu próprio método. Porém existem algumas maneiras de organizar as coisas que podem deixar a limpeza de casa muito mais fácil, e até prazerosa.
De antemão, sabemos que a rotina de trabalho é cansativa e no tempo livre procuramos descansar. Isso pode tornar a tarefa de limpar a casa um pouco chatinha. De preferência para aqueles que moram sozinhos, não é mesmo?
Como escolher um imóvel para morar sozinho
Entretanto, um pouco de planejamento antes de começar a faxina faz com que você ganhe tempo, e para te ajudar separamos algumas dicas de como fazer uma faxina completa de forma rápida. Continue a leitura!
Por que manter uma rotina de limpeza?
Primeiramente, devemos lembrar que criar uma rotina de limpeza ou separar um para fazer a faxina no quarto, no banheiro e na cozinha. Mesmo que sejam em dias diferentes, manter o ambiente limpo é essencial para qualquer moradia. Dessa forma, fica mais fácil evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, você garante que a próxima faxina também seja rápida.
1. Coloque uma música
Antes de mais nada, experimente colocar músicas que você gosta para cantarolar enquanto faz a faxina. Simultaneamente, as tarefas ficam mais leves e você nem sentirá o tempo passar. É uma forma de criar prazer enquanto executa um serviço ‘chato’. Experimente ligar o rádio ou utilizar alguma plataforma de streaming para criar uma playlist com músicas para faxina.
2. Se possível, divida as tarefas
Eventualmente, se você mora com mais pessoas, saiba que isso pode ser uma grande vantagem na hora de organizar a limpeza da casa. Agora basta dividi-las igualmente entre todos e priorizar os cômodos que devem ser limpos primeiro.
Às vezes pode ficar um pouco mais pesado para alguém, mas nada que o revezamento das tarefas não resolva. Pode ser interessante até montar um sistema de rodízio. Assim, todo mundo varia a atividade e o mais pesado não se concentra na mão de uma pessoa só.
3. Comece a faxina removendo a poeira dos cômodos
Colocou a música e dividiu as tarefas? Então é a hora de colocar a mão na massa! Um erro muito comum para iniciantes nas faxinas é o de passar o pano antes de varrer a casa. Para começar, use uma vassoura para varrer o seu ambiente e, depois, pegue um espanador ou uma flanela para retirar o pó dos móveis de todos os cômodos.
Para dar um brilho na casa, passe um pano úmido com lustra móveis ou álcool nas superfícies de madeira. E não se esqueça que, para a casa continuar organizada, evite mudar os objetos de lugar enquanto limpa os móveis. Retire-os para tirar o pó e os coloque de volta.
4. Mantenha uma rotina de limpeza
Não se esqueça de manter sempre uma rotina de limpeza. Dessa forma, fica mais fácil perceber qual é a forma mais rápida de organizar sua faxina. Outra boa alternativa é ter um cronograma com o que foi feito e o que merece atenção da próxima vez. Também é possível colocar um calendário na geladeira com a data da próxima limpeza e os responsáveis.
5. Evite a procrastinação!
Talvez essa seja a dica mais importante de todas. Sempre que se sujar algo, limpe imediatamente após sujar. Da mesma forma, se caiu algo no chão ou alguém entrou com os pés sujos em casa, o melhor é limpar na mesma hora.
Depois de um tempo, a sujeira seca e fica mais difícil de ser removida. Além disso, desta forma você mantém a casa sempre mais limpa e mais fácil de ser faxinada, sem deixar tudo para o dia da faxina.
6. Como fazer faxina no banheiro
Comece retirando o lixo do banheiro e limpando a lixeira. Experimente limpar o chão e o box com desinfetante. Limpe a pia, os espelhos e as peças de suporte do banheiro, para manter o vaso sanitário sempre limpo. Por fim, lembre-se de apostar em um aromatizante de ambiente.
7. Como fazer faxina na cozinha
Nesse meio tempo, comece lavando as vasilhas sujas da forma correta, primeiro os copos, os talheres, os pratos, as vasilhas e por último as panelas. Depois de terminar as vasilhas, limpe os armários com desengordurante e pano multiuso. Afinal, os móveis perto do fogão costumam ficar com a gordura impregnada.
Conclusão
E aí, gostou das nossas dicas de limpeza? Agora é hora de colocar tudo em prática e trabalhar os hábitos para ficar bem longe da bagunça! Como resultado, você irá viver em um ambiente longe da sujeira e, certamente, estará feliz com sua evolução nas tarefas de dono(a) de casa. Confira mais conteúdos como esse no blog da Cataguá!