5 vantagens do financiamento imobiliario que voce precisa conhecer 1

5 vantagens do financiamento imobiliário que você precisa conhecer

Muita gente ainda hesita na hora de escolher um financiamento imobiliário por medo de se comprometer com um investimento a longo prazo, mas o método é uma ótima porta de entrada para a conquista da casa própria. 

Além de oferecer condições facilitadas de pagamento, as linhas de crédito ainda trazem muitos outros benefícios e nós vamos falar sobre eles ao longo deste conteúdo, além de trazer algumas dicas extras que vão te ajudar a encontrar o financiamento mais vantajoso para você.

Se você ainda tem dúvidas sobre o financiamento de imóveis e quer saber se ele é mesmo a melhor opção para o seu perfil, acompanhe a leitura deste post e confira as principais vantagens do financiamento imobiliário.

Por que fazer um financiamento imobiliário?

Para você que ainda tem receio de dar entrada em um financiamento imobiliário, nós viemos te tranquilizar: quando bem planejado, o processo é muito tranquilo e as condições facilitadas de pagamento são uma ótima solução para quem quer comprar um imóvel, mas não tem dinheiro guardado para fazer um pagamento à vista.

Além de se livrar do aluguel, você estará fazendo um investimento próprio e construindo o seu patrimônio. Mesmo pagando parcelas mensais, o retorno é todo seu e você pode receber muito mais do que investiu se decidir vender o imóvel no futuro, além de, muitas vezes, o valor da sua parcela de financiamento ser bem menor que o aluguel.

Outra vantagem é que ao contrário de um espaço alugado, por exemplo, você terá mais liberdade para personalizar o espaço e até mesmo para fazer reparos, já que muitos deles dependem da aprovação do proprietário no caso de imóveis alugados.

Lembre-se de que o planejamento é a palavra-chave para garantir a tranquilidade em qualquer investimento, por isso coloque tudo no papel antes de iniciar a jornada rumo à compra de um novo imóvel.

Vantagens do financiamento imobiliário

Com o que compartilhamos com você até agora já deu para perceber que o financiamento não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo? Mas, nós ainda separamos as principais vantagens para você que ainda está em dúvida, assim é possível entender melhor como funciona o processo e ficar mais ciente de cada etapa. 

Então vamos conhecer os benefícios que o financiamento imobiliário pode proporcionar a você? Dá só uma olhada:

1. Condições facilitadas

As condições facilitadas são o grande destaque do financiamento de imóveis. Juntar dinheiro para comprar uma casa à vista é uma realidade distante para muitas pessoas, por isso o financiamento pode ser um grande aliado neste processo de aquisição.

Além de poder financiar o imóvel por um prazo mais longo, você ainda consegue fazer uma simulação e escolher a linha de crédito que oferece o valor de parcela, taxa de juros e condições mais vantajosas para o seu perfil. Ainda é possível utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como valor de entrada para o financiamento, para amortizar parcelas ou até mesmo liquidá-las.

Outras possibilidades interessantes oferecidas pelo financiamento imobiliário são a composição de renda familiar – que permite juntar a sua renda a de outras pessoas para assim conseguir a compra de um imóvel de maior valor – e a opção de parcelas decrescentes, disponível em financiamentos que tomam como base o sistema SAC (Sistema de Amortização Constante), na qual o montante pago por você mensalmente diminui ao longo do tempo. Além disso, programas habitacionais como o Casa Verde e Amarela (antes Minha Casa Minha Vida) podem garantir facilidades ainda mais atrativas.

2. Possibilidade de mudança imediata

Quando você espera juntar todo o dinheiro para uma compra à vista, mudar para uma casa nova pode ser bem demorado. Já no financiamento, é possível mudar mesmo sem ter o valor total do imóvel, assim que a liberação do contrato é feita. 

Isso se você optar por um imóvel pronto, claro. Existe também a opção de comprar imóveis na planta, o que também pode ser bem vantajoso, já que o imóvel é mais barato e as parcelas costumam ser menores antes da entrega das chaves.

3. Investimento próprio

Conforme comentamos anteriormente, o investimento por meio do financiamento garante a construção de um patrimônio próprio e é uma grande oportunidade para quem deseja dar adeus ao aluguel. No aluguel você paga por algo que não te dá nenhum retorno e que, na verdade, não é seu.

Por outro lado, o financiamento te dá acesso a um imóvel que será todo seu. Sendo assim, se um dia você quiser vender ou alugar essa casa, todo retorno financeiro será seu: é uma ótima maneira de construir um patrimônio e garantir maior segurança financeira ao longo dos anos.

Ah, vale lembrar ainda que os imóveis têm alto potencial de valorização. E o que isso significa? Bom, isso significa que daqui a alguns anos ele vai valer muito mais do que valia no momento em que você o comprou.

4. Liquidação antecipada

Outra grande vantagem oferecida por essa modalidade de compra é a possibilidade de liquidar o seu financiamento antecipadamente. Se as condições financeiras melhorarem, você pode antecipar algumas prestações ou até mesmo liquidar o valor.

Com um bom planejamento e disciplina, você consegue se organizar para guardar uma quantia significativa e então liquidar este valor total ou pelo menos reduzir o número de parcelas. Isso funciona muito bem para quem escolhe uma linha de crédito dentro do sistema SAC, que é normalmente o mais utilizado nos financiamentos. 

Aqui temos uma dica extra para te ajudar a economizar: defina prioridades e saiba para onde o seu dinheiro está indo. Distribua a sua renda entre as suas necessidades principais – como saúde, alimentação, transporte e lazer – e procure cortar gastos supérfluos, aplicando este dinheiro de maneira inteligente para criar uma reserva.

5. Segurança na compra

Apesar de muita gente ainda ter receio em optar pelo financiamento imobiliário, essa é uma das modalidades mais seguras para realizar a compra de imóveis atualmente. Além das ótimas condições disponibilizadas pelos bancos, o contrato ainda inclui diversas garantias e seguros para proteger o seu bem, garantindo uma transação muito mais tranquila.

O que analisar na escolha do financiamento?

Já deu para perceber que o financiamento imobiliário pode ser um grande aliado na trajetória rumo à casa própria, não é mesmo? Agora que você já entendeu este ponto, pode estar se perguntando sobre o próximo passo para garantir as melhores condições de pagamento, certo?

Não precisa se preocupar com isso: para finalizar este post com chave de ouro, decidimos incluir algumas dicas extras especialmente para te ajudar na escolha do seu financiamento! Saiba quais características você não pode deixar de analisar antes de fechar negócio:

  • Taxa de juros: as taxas de juros variam de uma linha de crédito para outra, por isso devem ser um dos primeiros fatores a serem analisados por você. Verifique a porcentagem cobrada e analise como isso afeta os valores das suas parcelas para certificar-se de que as taxas estão dentro do seu orçamento.
    Os juros também podem variar ao longo do tempo de acordo com a situação do mercado imobiliário. Com a taxa Selic registrando seu menor índice em 2020, o momento é ótimo para apostar no financiamento imobiliário. 
  • Valor máximo do imóvel: toda linha de financiamento define um valor máximo para o imóvel a ser financiado de acordo com a sua renda mensal: as suas parcelas não podem ultrapassar 30% dessa renda. Por isso é importante saber quanto poderá ser financiado e quanto você pode pagar para encontrar um equilíbrio entre os dois valores.
    A dica aqui é fazer simulações para analisar suas possibilidades com mais clareza. Disponíveis nos sites oficiais dos bancos, essas simulações disponibilizam previsões de como podem ficar as suas parcelas, qual será o seu prazo para pagamento e quais serão as taxas pagas por você, mas lembre-se de que você pode conseguir boas negociações com o banco e garantir condições ainda mais vantajosas.
  • Custo Efetivo Total: o pagamento do financiamento não é composto apenas das taxas e dos juros, por isso é muito importante considerar a soma de tudo. Você encontra esse valor no CET (Custo Efetivo Total), que inclui juros, seguros e outras taxas cobradas pelo banco.
    Muitas vezes a instituição oferece um juros mais baixo, mas conta com um CET mais alto. Sendo assim, é essencial conhecer todos os gastos incluídos em cada linha para optar pelas melhores condições. 

Como vimos, as vantagens do financiamento de imóveis são muitas! Se você está em busca de um novo lar, vale a pena considerar essa possibilidade: lembre-se de analisar os pontos destacados neste post para escolher a linha de crédito mais vantajosa para você, ok?

Aproveite para acessar o site da Cataguá Construtora e encontrar o imóvel perfeito com as melhores condições de pagamento!


Rolar para cima