5 motivos para comprar um apartamento novo

5 motivos para comprar um apartamento novo

Está planejando comprar um imóvel, mas ainda não se decidiu entre casa ou apartamento, novo ou usado? Então este post é para você: vamos te contar as vantagens de comprar um apartamento novo!

Essa é uma decisão muito importante, por isso listamos 5 motivos que podem te ajudar no processo de escolha. Continue a leitura para entender porque um apartamento novo é a melhor opção para você!

Por que comprar um apartamento novo?

Sair do aluguel e conquistar a casa própria faz parte dos sonhos de muitas pessoas, mas o momento de compra exige decisões importantes. Uma delas é a escolha entre um imóvel novo ou usado e entre casa ou apartamento: afinal, qual é a melhor opção?

Se você ainda está em dúvida sobre comprar uma casa ou um apartamento novo, confira as principais vantagens da segunda opção:

1. Menos manutenção

Os apartamentos mais antigos costumam apresentar mais problemas de infraestrutura por se tratar de instalações mais velhas, por isso a dor de cabeça e as despesas com manutenção são muito menores em apartamentos novos. 

Com estrutura e detalhes recém concluídos, a chances de você ter um problema com imóveis novos é quase inexistente. Além disso você ainda pode contar com a garantia e assistência técnica da construtora.

2. Design moderno

Além dos problemas estruturais, apartamentos antigos podem ter uma organização de espaços bem diferente e uma decoração mais desatualizada, assim pode surgir a necessidade de reformas. 

Por outro lado, apartamentos novos seguem as tendências do momento e ainda têm a possibilidade de personalização do espaço. Eles costumam ter uma metragem menor em relação a imóveis antigos e às residências, mas a planta é melhor aproveitada para ser bem mais funcional.

3. Maior valorização

Apartamentos novos costumam valer mais do que os apartamentos antigos e têm um potencial de valorização bem maior. Outro ponto positivo é que as taxas condominiais costumam ser menores nos imóveis novos e já incluem diversas atividades extras, com as quais você gastaria mais se optasse por uma casa.

Isso acontece porque os condomínios antigos normalmente possuem menos unidades, por isso os custos totais são divididos entre um número menor de moradores. Já a valorização maior em apartamentos novos está ligada a região onde são construídos.

Enquanto os antigos ficam em espaços que normalmente já se desenvolveram completamente, os novos costumam ficar em áreas em desenvolvimento e com forte potencial de crescimento.

4. Mais funcionalidade nas áreas comuns do condomínio

Para compensar as plantas menores e também com o objetivo de trazer mais praticidade ao dia a dia dos moradores, os apartamentos novos oferecem muito mais opções de lazer e serviços nas áreas comuns dos condomínios.

Piscinas, academias, quadras, playground e até mesmo espaço exclusivo para os pets ou wi-fi nas áreas comuns são facilmente encontrados em imóveis construídos recentemente. Morar em casa exige gastos extras com essas atividades ou com a construção de espaços de lazer no próprio terreno.

5. Burocracia menor

A compra de imóveis antigos pode ser mais burocrática e, consequentemente, mais lenta. Isso porque, muitas vezes, os apartamentos não possuem inventários ou apresentam problemas com registros e pagamentos de impostos.

Com os apartamentos novos, isso é bem diferente, já que as compras costumam ser feitas diretamente com a construtora responsável.

Dicas para comprar um apartamento novo

É isso mesmo: decidimos compartilhar algumas dicas extras com você neste post! Queremos te ajudar o máximo possível na conquista do seu apartamento, por isso listamos abaixo quatro passos essenciais durante o processo de compra:

  • Saiba quanto você pode investir

Antes mesmo de começar a pesquisar imóveis a venda você precisa saber qual a sua disponibilidade financeira para o investimento. Fazer isso demanda um tempinho, mas é bem simples: o primeiro passo é colocar no papel todos os seus gastos mensais.

A partir daí, identifique custos que podem ser cortados e calcule quanto da sua renda pode ser investido no imóvel. É importante fazer um bom planejamento financeiro para não se enrolar depois: mantenha o foco, defina metas e não se esqueça de sempre fazer um balanço mensal dos gastos.  

  • Analise as opções de pagamento

Um imóvel pode ser comprado à vista ou por meio de outras formas de pagamento com condições mais acessíveis para quem não tem dinheiro guardado. No caso de apartamentos novos, o financiamento imobiliário costuma ser uma opção bastante procurada: pesquise para encontrar a melhor linha de crédito para você.

Apartamentos na planta também podem apresentar algumas vantagens de pagamento, exatamente pela oportunidade de negociação diretamente com a construtora. Nestes casos, pesquise sobre a empresa também: procure projetos anteriores e depoimentos de outros clientes para avaliar a credibilidade da construtora. 

  • Pesquise bastante antes de fechar negócio

Sim, a pesquisa é muito importante durante todo o processo. Além de analisar as formas de pagamento e as linhas de financiamento disponíveis, você também precisa considerar as suas necessidades pessoais no momento de escolher o seu apartamento.

Qual o tamanho mais adequado de imóvel para você? Quantos quartos você deseja? Você gostaria de ter uma área de lazer? Tem pets? Qual a melhor localização? Todas essas perguntas devem fazer parte da análise e vão te ajudar a encontrar o imóvel ideal: faça essa busca com calma e não precipite a decisão. 

  • Avalie o imóvel pessoalmente

Existem muitos meios de conhecer um imóvel e atualmente é possível até mesmo fazer a compra pela internet, mas nada substitui uma visita física ao apartamento. É assim que você vai poder checar as condições estruturais, detalhes de acabamento e até mesmo a infraestrutura oferecida pelo condomínio. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para analisar a região na qual o imóvel está localizado. Vale a pena conversar com moradores para saber mais sobre a vizinhança, a oferta de serviços disponível e questões como segurança, transporte e proximidade com pontos de interesse. 

 

Viu só quantas vantagens um apartamento novo pode oferecer? Para te ajudar a conquistar esse sonho, lembre-se de ter um bom planejamento financeiro e procurar opções mais acessíveis de pagamento, como o financiamento imobiliário

Aproveite para conferir dicas sobre financiamento e outras formas de conquistar o seu apartamento aqui no blog da Cataguá.


Rolar para cima