Como fazer a decoração de natal

Decoração de Natal 2023: como arrumar a casa?

Antes de mais nada, a decoração de Natal é um momento mágico para quem gosta do clima natalino e de encerrar o ano de 2023 de maneira especial. Principalmente para as famílias que têm crianças em casa, caprichar na arrumação enfatiza o quanto esse período é especial.

Acima de tudo, a época do bom velhinho é incrível para criar novas tradições familiares e lindas memórias, além de reunir e aproximar pessoas que estavam distantes.

Leia mais: Controle financeiro em 2024: veja 5 dicas para alcançar seus objetivos

A decoração de Natal não precisa se sobrepor à da casa. Ela pode (e deve) combinar com a mesma. Vale lembrar que não é porque o vermelho e o verde são as cores tradicionais dessa época que você também precisa mudar toda a paleta de cores da sua casa para as festas.

Ao invés disso, planeje decorar a sua casa para o Natal com elementos que valorizem e complementam o que você já tem. Uma sala cuja decoração natalina seja incorporada à existente ficará elegante e você não precisará investir muito. A seguir, confira nossas dicas e se empenhe neste ano para deixar a sua casa com o melhor clima natalino!

Decore a entrada

A decoração de Natal da porta de entrada é um dos principais pontos. Ela dará as boas-vindas aos seus convidados. É comum ver, por exemplo, guirlandas nas portas de casas e apartamentos nesta época.

Quem tem um cantinho externo também deve aproveitá-lo, seja o espaço da varanda ou um quintal. Locais ao ar livre pedem muita luz, a fim de transmitir o encanto do período e permitir que as pessoas permaneçam fora de casa.

Assim, a dica é caprichar nas luzes pisca-pisca e nas lanternas, iluminando áreas que serão frequentadas. Uma alternativa aos ambientes desprotegidos é a mangueira ou fita de LED, que não aquece e resiste à ação das intempéries. Por outro lado, plantas, janelas e muros podem e devem ser incorporados na decoração de Natal.

Sala de estar

Do mesmo modo que a entrada, a sala também deve ser bem decorada para o Natal. E a novidade da vez é o maximalismo. Esse estilo valoriza a exuberância, tendo destaque cada vez maior por se contrapor à simplicidade do minimalismo.

As propostas maximalistas são marcadas pela criação de decorações diferenciadas, extravagantes e repletas de detalhes. Quem deseja aplicar o conceito aos poucos pode investir na mistura de cores e estampas.

Use outras cores e inove na decoração natalina. O ideal é escolher apenas um cômodo para testar essa proposta. Nesse ambiente, em vez dos tons tradicionais do Natal, por que não usar lilás, roxo e cinza, por exemplo?

Essas cores podem surgir nos laços que você amarra nas caixas de presente, nos acessórios espalhados pelo espaço e até nas capas das almofadas. Dessa forma, o recinto vai ter uma aparência nova, com um cenário personalizado para a família fazer fotos, vídeos e gravar boas memórias.

Outra dica é misturar as almofadas existentes com outras no tema de Natal. Ou então troque todas e dê à casa o ar festivo da data.

Já pensou em realizar esse planejamento todo na sua casa própria, um sonho! Caso queira sair do aluguel em 2024, o interior de São Paulo conta com ótimos empreendimentos e boas condições de financiamento imobiliário. Conheça os imóveis da Cataguá Construtora!

A árvore de Natal

Sim, ela é a estrela da festa quando o assunto é decoração de Natal, além de ser o centro das atenções na hora da troca de presentes. As bolas coloridas são os enfeites mais tradicionais, mas existem outras opções! Os enfeites de tecido dão uma cara mais artesanal e são ideais para quem quer uma árvore personalizada.

No entanto, outro detalhe que não pode faltar são as luzes:elas dão um efeito maravilhoso no ambiente à noite, deixando a casa ainda mais bonita. Então, use e abuse, seja com pisca-piscas clássicos ou com fitas de LED coloridas. Vale a pena investir em diferentes enfeites e fazer da sua árvore uma grande colcha de retalhos.

Da mesma forma, presentes falsos também são uma ótima adição aos pés da árvore. Com algumas caixas de papelão de diferentes tamanhos e com aqueles papéis de embrulho que estão perdidos pela casa, você pode fazer presentes falsos de diferentes tamanhos e embalagens para deixar sob seu pinheiro natalino.

Leia mais: 8 dicas para ganhar mais espaço no seu apartamento

Decorar outros cômodos? Sim!

Quem disse que a decoração natalina deve ficar só na sala? Ela também pode invadir outros espaços da sua casa para completar o look. Atualmente, existem objetos de decoração de Natal que se encaixam em qualquer ambiente da casa, do quarto ao banheiro.

Pequenos adornos sobre móveis, pendurados em maçanetas, pregados ao espelho do banheiro ou estampados em toalhas e panos de prato deixam a casa toda em ritmo de Natal.

Dobraduras imitando árvores de Natal espalhadas pela casa também são uma ótima pedida. Você não precisa ser mestre em origami para fazer dobraduras. Pegue um tutorial na web e faça as suas mini-árvores e outros símbolos da data, com papel. Além de ser uma ótima atividade natalina para se fazer em família.

Você pode usar garrafas e vasos de vidro que estiverem à disposição ou precisando de um novo destino no lugar de flores, preencha-os com bolas, folhagens e outros enfeites de Natal. Por fim, jogue luzes de LED dentro deles e os espalhe pelos cantos da casa. É certeza de sucesso.

Conclusão

Por fim, esperamos que você tenha aprendido que é possível fazer uma decoração de Natal gastando pouco. Como podemos ver, existem várias maneiras de arrumar a casa nesta época. Então, agora é a hora de colocar as dicas em prática!

Veja essa e outras dicas de decoração no blog da Cataguá!


Converse por Whatsapp
Rolar para cima