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Checklist da documentação para o financiamento imobiliário

Checklist da documentação para o financiamento imobiliário

O sonho da casa própria fica muito mais próximo de se tornar realidade com o auxílio de um financiamento imobiliário, mas é importante ficar atento a alguns detalhes para garantir a sua aprovação. Um passo importante para evitar problemas é fazer um checklist da documentação necessária. 

Essa parte é fundamental, já que servirá como base para que o banco possa avaliar seus dados e suas condições de crédito para a compra do imóvel. São esses documentos que vão ajudar a definir as condições para o seu financiamento e a garantir a liberação do crédito.

Já deu para entender a importância da documentação para o processo, não é mesmo? Por isso nós vamos compartilhar com você o que não pode faltar no seu checklist de documentação para financiamento imobiliário, vamos conferir?

Como funciona o  financiamento imobiliário?

De forma bem resumida, o financiamento imobiliário é um empréstimo feito pelo banco para que você possa realizar a compra de um imóvel. Esse empréstimo será pago por você em parcelas, que incluem algumas taxas e juros no valor. 

Normalmente, é preciso pagar um valor de entrada referente ao preço total do imóvel e o restante se refere ao valor concedido pelo banco. É possível encontrar diversas linhas de crédito com condições de pagamento, taxa de juros e prazos diferenciados, por isso é preciso pesquisar com calma para encontrar aquela que melhor se adequa ao seu perfil. 

Vale destacar que não é preciso ser cliente do banco para solicitar o seu financiamento, mas pode ser mais vantajoso fechar negócio com uma instituição na qual você já possui conta. Isso porque as possibilidades de conseguir melhores condições podem ser maiores. 

É preciso entregar alguns documentos para que o banco consiga analisar seus dados e conferir se você tem condições de cumprir o pagamento das parcelas. Existem alguns passos indispensáveis para garantir a aprovação do seu crédito, confira:

  • Resolva pendências financeiras

Uma das primeiras coisas analisadas pelos bancos antes de conceder o financiamento é a regularidade do seu CPF. Quem possui dívidas ativas não consegue fazer um financiamento imobiliário, por isso é importante verificar a sua situação junto ao Serasa.

Caso tenha pendências financeiras, procure negociá-las antes de solicitar um financiamento imobiliário. Aproveite feirões de renegociação, confira oportunidades no portal do Serasa ou entre em contato direto com a empresa na qual a dívida está ativa: pagamentos à vista costumam gerar excelentes descontos, portanto não deixe de analisar essa possibilidade.

  • Organize as finanças

Independente de ter ou não pendências financeiras, colocar as finanças em ordem é um passo fundamental para quem vai fazer um financiamento imobiliário. A partir do momento que você fecha o contrato, é preciso ter em mente que você passa a ter um compromisso mensal com o banco, por isso é tão importante se organizar.

Para evitar atrasos no pagamento das suas parcelas, procure deixar essa quantia reservada assim que receber sua renda mensal. Vale a pena listar todos os seus gastos para identificar a possibilidade de cortar custos supérfluos e assim garantir um pagamento mais tranquilo, sem apertos no final do mês. 

  • Faça uma simulação 

Uma das melhores maneiras de visualizar como serão as suas parcelas e analisar as melhores condições de pagamento para você é a partir das simulações disponibilizadas pelos bancos. Com elas, você pode incluir o valor do imóvel e ter uma ideia de prazo para o pagamento, valor das parcelas, taxa de juros e quanto do imóvel pode ser financiado.

Essas simulações são bem simples de fazer e podem ser encontradas online, no site oficial das instituições financeiras de sua preferência. A nossa dica é testar várias opções em bancos diferentes, examinando tudo com calma para encontrar o melhor custo-benefício para você. 

  • Analise todas as opções com calma

Como falamos no item anterior, é muito importante examinar tudo com calma para encontrar a opção mais adequada para você. Existem várias linhas de crédito, mas muitas vezes, na pressa de adquirir um imóvel, as pessoas deixam de analisar todas as alternativas e assim podem acabar fazendo um mau negócio.

Pesquisa é a palavra-chave para que você garanta um financiamento imobiliário muito mais vantajoso, com taxas de juros mais baixas e condições de pagamentos mais atrativas para o seu perfil. A escolha certa vai assegurar a realização do sonho da casa própria sem dor de cabeça ao longo do processo. 

Apartamento vs Casa

Checklist da documentação para financiamento imobiliário

Considerando todas as informações até aqui, você já sabe que a apresentação de documentos é essencial para que o seu financiamento seja aprovado, certo? A falta de um documento pode atrasar o processo, por isso é essencial preparar tudo com antecedência.

Outro ponto importante é tirar todas as suas dúvidas sobre a liberação de crédito para que não haja problemas no decorrer da negociação. Para agilizar o processo e evitar esquecimentos, um checklist da documentação para financiamento imobiliário pode ser seu maior aliado.

Anote os documentos que não podem faltar nessa lista:

1. Documento de identidade

O documento mais importante que temos é o RG: ele serve para comprovar a nossa identidade em qualquer lugar, por isso também é essencial para o seu financiamento imobiliário. Caso você seja casado, é necessário apresentar também o RG do seu cônjuge – isso vale para toda a documentação do financiamento imobiliário.

Ah, vale ressaltar que é possível unir sua renda a do seu cônjuge para conseguir a liberação de crédito para compra de imóveis mais caros. Vamos te explicar mais sobre isso ainda neste post, então não deixe de acompanhar a leitura até o final.

2. CPF

Outro documento indispensável é o seu CPF: você pode ter o número dele de forma individual, ou pode conferir se já está incluso no seu RG. Caso não esteja, pode entrar no site da Receita Federal e imprimir um comprovante – o processo é bem simples e rápido.

É a partir do seu CPF que o banco vai analisar a sua situação de crédito, incluindo dívidas e seu histórico como pagador. Hoje, o Cadastro Positivo é um ótimo aliado: ele considera seus pagamentos em dia e todo o seu comportamento como consumidor, e não apenas considerando dívidas e atrasos. O cadastro no programa é feito de maneira automática. 

As instituições financeiras têm acesso a estes dados e assim conseguem analisar o seu perfil de maneira mais completa, podendo garantir ótimas condições de pagamento de acordo com o seu perfil. Vale a pena verificar seu score de crédito antes também.

3. Comprovante de estado civil

É preciso também comprovar o seu estado civil para dar entrada na solicitação de seu financiamento imobiliário. Se você for casado, será preciso apresentar a certidão de casamento e se for divorciado, o processo deverá constar na certidão. O mesmo é válido para quem está em uma união estável.

Já para os solteiros, a certidão de nascimento é o documento utilizado para comprovar o estado civil e dar continuidade ao processo. 

Mais uma vez, vale lembrar que quem escolhe compor a renda com o cônjuge deverá apresentar toda a documentação de ambos os envolvidos: RG, CPF e comprovante de renda fazem parte dessa checklist.

4. Comprovante de endereço

No processo de financiamento, é importante apresentar um documento que comprove o seu endereço, assim como a maioria das transações solicitadas para atestar que você tem residência fixa e evitar fraudes no pedido. Esse documento precisa estar no seu nome, se for você mesmo quem está solicitando o benefício. 

Contas de água, luz, telefone, internet e até mesmo a fatura do seu cartão de crédito são alguns exemplos válidos para comprovar o seu endereço. Vale lembrar que os comprovantes aceitos podem variar de uma instituição para outra, por isso é importante confirmar as opções com o banco. 

Caso você não tenha nenhuma conta em seu nome, documentos em nome de terceiros podem ser apresentados, desde que se comprove o parentesco com essa pessoa. Para isso, documentos como RG e certidão de nascimento ou casamento devem ser apresentados.

5. Comprovação de Renda

A comprovação de renda é parte essencial do processo e pode ser feita de algumas formas. Se você declara Imposto de Renda anualmente, pode entregar a declaração referente ao ano anterior, por exemplo.

Caso seja um funcionário assalariado, pode pedir a emissão dos seus 3 últimos holerites na empresa em que trabalha e apresentar também a carteira de trabalho ou extrato do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). 

Se você é empresário, é preciso apresentar o documento pró-labore. Já os trabalhadores autônomos podem comprovar renda por meio do Imposto de Renda ou extrato bancário. 

Em alguns casos é possível fazer a composição de renda familiar, em que todos os moradores podem contribuir e assim soma-se a renda mensal de todos os envolvidos. Esse método pode garantir a compra de um imóvel de valor mais alto com o financiamento, mas vale lembrar que todos precisarão apresentar comprovantes de renda nessas situações.

 

Sabemos que são muitos detalhes, mas com essas dicas vai ficar bem mais fácil para entregar toda a documentação corretamente. Agora é só dar início ao financiamento e em breve você estará no seu novo imóvel: não se esqueça de criar o checklist e confirmar a entrega de todos os documentos.


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