ok beneficios da energia solar para o seu imovel

Benefícios da energia solar para o seu imóvel

O uso da energia solar vem crescendo muito no Brasil e se destaca como uma excelente forma de economizar no valor da conta de luz. Além disso, ela traz diversos benefícios para o meio ambiente e para as casas que optam pelo uso dela como uma fonte de energia.

Para instalar esse sistema no seu imóvel, são exigidas algumas necessidades estruturais no imóvel. Para entender melhor, fizemos um artigo explicando os detalhes de como adotar o uso da energia solar na sua casa e quais vantagens ela pode te oferecer. Acompanhe!

O que é a energia solar?

A energia solar é o termo comum mais usado para nomear a fonte de energia vinda do sol, seja por meio da absorção do calor ou da luz. Ela é vista como a solução para a utilização do sistema de energia que não seja hidroelétrica.

O termo técnico usado para esse tipo de energia é fotovoltaica, pode ser usada em casas, apartamentos e até em estruturas comerciais. Geralmente, esses projetos são feitos por arquitetos habilitados e por empresas que já possuem conhecimentos sobre energia heliotérmica.

Ela pode ser utilizada normalmente na residência como a energia tradicional, seja para aquecimento da água do chuveiro, fornecer luz para casa no período noturno e usar para eletrodomésticos ou eletrônicos.

Como resultado, após a instalação, é possível notar uma queda no valor da conta de luz em cerca de 95% do valor que vinha antes. Por isso, que hoje essa é uma das energias alternativas mais usadas no país.

Como funciona a energia fotovoltaica?

A energia solar utiliza placas de aquecimento por meio da luz e calor solar. A energia é gerada por meio deste aquecimento. Essas placas podem ser instaladas no telhado da casa ou até mesmo nos fundos do terreno e utilizam do aquecimento solar como principal gerador de fonte de energia, as casas que recebem essa estrutura no telhado precisam estar preparadas desde o projeto até a entrega.

A Cataguá conta com um empreendimento chamado Reserva Taquaral, onde as casas já vêm com a infraestrutura para a instalação das placas de energia solar, para que os proprietários que optarem por esta forma de energia tenham uma facilidade a mais na instalação.

Vale lembrar aqui também que a energia solar é renovável. Portanto, apostar neste modelo de fonte energética pode ser uma forma de olhar para o futuro, ajudar o meio ambiente e economizar nas finanças.

Vantagens:

Existem inúmeras vantagens em utilizar a energia solar, entre elas podemos destacar o fato dela ser uma energia renovável e que não emite sons. Por esse motivo, ela pode ser instalada em casas e empresas, seja no condomínio ou no ambiente comercial.

Podemos destacar também que a vida útil desta forma de energia é bem longa, ou seja, apesar do investimento alto, o tempo de manutenção e de necessidade de troca é pequeno. Então, investir na energia solar é uma solução muito econômica a longo prazo.

Os painéis solares precisam ser trocados a cada 25 anos e precisam de manutenção apenas uma vez por ano. Ela é uma fonte de energia limpa e ajuda muito o meio ambiente e o bolso.

Esse modelo de energia ainda valoriza o imóvel no ato da comercialização, ou seja, o valor de um imóvel pode sofrer um aumento de 30% após a instalação do sistema de fonte de energia fotovoltaica.

A economia nas contas de luz pode chegar a 95%, ou seja, com uma economia desta você pode recuperar o valor investido na estrutura entre 3 e 5 anos. Além disso, esta é uma fonte de energia gratuita.

Conceito social da energia solar:

A energia solar é cotada como a energia mais versátil encontrada, ou seja, não tem limite geográfico, de solo ou de preparação. Pois, todos os locais podem ser adaptados para receber a energia solar, até a água!

Os projetos de energia alternativa ajudam muito a gerar emprego, pois contam com uma equipe completa para instalação, execução de projetos e os vendedores. Essa equipe fica responsável por todo o projeto desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do projeto.

Apesar de envolver muitas pessoas, a instalação da estrutura fotovoltaica é muito simples e conta com materiais de extrema qualidade sendo finalizada com a implementação dessa fonte de energia nas instalações tradicionais da casa.

Energia solar no Brasil:

A energia solar no Brasil é algo ainda a ser aprofundado, como o investimento inicial exige uma análise completa para instalar o projeto são poucas as casas que optam por essa fonte de energia. Neste caso podemos dizer que o Brasil ocupa a nona posição mundial nas instalações e ativações de painéis solares.

Apesar do governo afirmar que essa é uma das energias mais buscadas para este ano, apenas 1,9% da população já possui essa estrutura em suas casas ou comércios. Ainda sim, a energia solar é cotada como a mais competitiva e apresenta os menores preços de entre projeto e instalação.

Atualmente, pode-se dizer que Minas Gerais é o estado que mais possui essa fonte de energia alternativa de acordo com a Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

Apesar desta estatística, São Paulo é um dos estados que mais busca soluções como essas para energia limpa e barata.

Conclusão:

A energia solar é uma solução limpa e eficiente para nós e para o meio ambiente. Além disso, é uma das fontes de energia mais baratas e confere mais potência para quem opta por ela. Apesar da necessidade de investir em estrutura para receber esse formato de energia, a fotovoltaica pode ser instalada facilmente em qualquer lugar.

Por fim, o investimento nesta estrutura para receber a energia solar pode ser um pouco mais alto, mas não tem limite geográfico e pode ser recuperado no prazo de até 5 anos. Invista em um imóvel que já conta com a infraestrutura de instalação de energia solar, conheça o projeto do Condomínio Reserva Taquaral I e II em Piracicaba e saiba mais sobre esse super diferencial.


Converse por Whatsapp
Rolar para cima