ok como posso investir no mercado imobiliario

Como posso investir no mercado imobiliário?

Investir no mercado imobiliário é o desejo de muitas pessoas que buscam estabilidade financeira e a certeza de estabilidade durante a aposentadoria. Com as taxas bem favoráveis para aquisição de novos imóveis e investimento no mercado imobiliário, reunimos algumas dicas para que você comece a investir no mercado imobiliário.

O que é o mercado imobiliário?

Este mercado é o regulador de transações que envolvem bens imóveis como: casas, apartamentos, sítios e chácaras. Todas essas transações são catalogadas e disponibilizadas em forma de estatística para os interessados em investir e entender como funciona esse mercado que vem tomando espaço no mercado de investimentos.

No mercado imobiliário podemos incluir imóveis comerciais também como galpões, lojas, depósitos e espaços para fábricas. Todos esses são bens imóveis considerados pelo mercado imobiliário.

O que é um bem imóvel?

Bens imóveis são todos aqueles bens que não podem sair do seu lugar de origem, as categorias de bens imóveis são várias e cada uma é referente a um tipo de bem. Para quem investe no mercado imobiliário os imóveis são: terrenos, casas, apartamentos, entre outros.

Assim, é possível saber quais bens entrarão para catalogação do mercado imobiliário, seja para administração, compra ou venda. Entendendo tudo isso, você pode saber qual a melhor forma de investimento imobiliário para o seu perfil.

Existe um valor específico para o meu imóvel?

Não, na verdade, o imóvel pode ter seu valor modificado de acordo com a demanda no mercado, localização, tipo do imóvel e suas características. Isso porque, cada um dos fatores pode contribuir para o aumento ou queda do valor do imóvel.

Outros fatores externos que podem ajudar na comercialização do imóvel são: taxas de juros, taxa SELIC, movimentação de mercado, oferta e procura. Todos esses, são fatores que independem do proprietário, mas que podem valorizar ou não o imóvel.

Analise o melhor momento para investir:

Agora que já sabemos quais são os fatores que podem contribuir para a valorização ou não do seu imóvel, agora aprenderemos a analisar o momento correto de investir e como ter sucesso neste perfil de investimento.

O mercado imobiliário está em alta, com promissores investimentos e uma grande demanda, este pode ser um momento bastante vantajoso para depositar seus investimentos no mercado imobiliário.

Em um quadro de alta como este, muitas pessoas que antes faziam investimentos exclusivamente no mercado financeiro, estão vendo a renda fixa como uma nova forma de investir a longo prazo com retornos expressivos e bastante satisfatórios.

Para ter sucesso na análise do mercado imobiliário é necessária uma visão geral do que está acontecendo. O cenário não deve incluir apenas os imóveis disponíveis e quais podem render algum tipo de lucro, mas incluir uma análise socioeconômica e financeira.

Essa análise socioeconômica servirá para saber o que está sendo mais pesquisado pela sociedade, quais os valores reais e trabalhados no momento e como estará este mercado daqui a 3 anos, por exemplo.

Verificar esses detalhes fará toda a diferença na escolha do seu investimento, seja para compra, venda ou locação de um imóvel. A longo prazo este investimento poderá se tornar uma renda fixa, caso você tenha esse interesse de lucrar.

Entenda quais são os fatores de valorização:

Também é necessário fazer avaliação da região que o imóvel está inserido, conforme mencionado acima, existem sim, fatores que podem aumentar ou diminuir a valorização do preço do seu imóvel.

Podemos colocar aqui um simples quadro do mercado, muitas vezes ouvimos dizer que o mercado imobiliário está estagnado, mas vemos muitas pessoas pesquisando compra de casas e locação em um local específico. Isso significa que apesar da queda do mercado, aquela região, ou até mesmo aquele nicho do mercado imobiliário está aquecido.

Por isso, é necessário saber se a localização do imóvel é bem valorizada e se está no vetor de crescimento da cidade ou não. Esses pontos de diagnóstico, são fundamentais para quem investe em imóveis.

Essa investigação dentro da sua cidade, ou estado pode trazer como resultado as realidades imobiliárias individuais como: quais os melhores locais para investimento comercial, quais as áreas residenciais mais bem valorizadas, análise dos condomínios mais buscados e até mesmo áreas de fácil acesso a transporte público.
Por isso, é recomendável que faça uma pesquisa geral, considerando todos os pontos, e catalogando todas as vantagens e desvantagens do imóvel escolhido.

Identifique os imóveis com maior liquidez:

A liquidez é um ponto importante quando falamos em escolher imóveis. Até porque se pensarmos, o investimento precisa de retorno, para isso ele precisa de liquidez. Buscar imóveis com boa taxa de quitação basicamente servirá para garantir o seu investimento.

Para acertar com esse quesito existem alguns macetes como: verificar quais são as localidades que mais têm imóveis comprados, quais são as mais buscadas, quais os condomínios mais bem avaliados e como é o processo de administração desses imóveis.

Pode-se dizer que muitas vezes as pessoas acreditam que quanto mais luxuosa a área imobiliária, maior será a liquidez dessa região, mas nem sempre funciona assim. Portanto, analisar caso a caso antes de iniciar seu investimento pode ser a solução.

Veja lugares com um alto fluxo de aluguéis, seja residencial ou comercial, áreas de visitação e turismo, esses são bons investimentos e podem trazer lucro de forma rápida e bastante efetiva.

Escolha com paciência:

Investir no mercado imobiliário pode não acontecer muito rapidamente. Portanto, pesquise as opções com calma, analise os detalhes e caso ainda tenha dúvidas busque um profissional para te mostrar as melhores oportunidades.

Nem sempre é necessário o apoio de um profissional durante todo o processo, mas é interessante para sanar algumas dúvidas, ou até mesmo te orientar sobre o melhor investimento.

Contudo, não tome nenhuma decisão de cabeça quente, sempre analise as possibilidades atuais e futuras. Lembre-se que o mercado imobiliário também possui oscilações e decisões tomadas sem uma análise completa podem trazer consequências futuras.

Quais são as vantagens de investir no mercado imobiliário?

As vantagens existem e podem estar entre os tópicos da sua realização financeira, principalmente quando estamos pensando na aposentadoria. Assim, comparar as vantagens e desvantagens também pode fazer sentido antes de começar a investir. Veja abaixo algumas das vantagens de investir no mercado imobiliário.

1 – Valorização:

Pense que quanto mais o bairro que você escolher investir, conquistar espaço, ficar mais seguro e com isso, aumentar a busca de imóveis na região, maior será a valorização das residências para uma possível revenda ou aluguel.

2 – Sempre existe procura:

Apesar das oscilações, o mercado imobiliário está sempre evoluindo, isso porque a demanda existe e as pessoas estão sempre em busca de uma melhor qualidade de vida, e isso inclui buscar um lugar melhor de moradia.

3 – Fonte de renda:

Para os que sonham investir em um imóvel para alugar, é muito importante pesquisar sobre a procura e demanda em determinada região. O aluguel pode mudar bastante de acordo com o bairro e com isso, os preços dos imóveis também.

4- Sair do aluguel:

A aquisição de uma casa ou apartamento pode ser um investimento alto, mas pode ser a solução para vários dos seus problemas financeiros. Isso porque você estará efetivando de fato a compra de um imóvel próprio e não terá que se preocupar em pagar mensalmente por um imóvel que não é de fato seu.

Conclusão:

Investir no mercado imobiliário é muito interessante e está ganhando cada vez mais espaço no mercado de investimentos brasileiro. Portanto, se você quer uma renda fixa, sair do aluguel ou colher frutos financeiros a longo prazo, este é um ramo interessante para você.

Além disso, como todos os investimentos, você precisa analisar e muito os passos a serem dados e no caso de dúvidas chamar um especialista para te apoiar nesta nova empreitada. Saiba também que não será uma tarefa rápida, pois é necessário pesquisa e bastante planejamento.

Por fim, sempre leve os pontos de valorização em consideração, isso vai te ajudar na escolha do imóvel e no melhor formato de investimento.


Rolar para cima