7 Vantagens De Morar Em Rio Das Pedras

7 vantagens de morar em Rio das Pedras

Que farão você querer mudar agora mesmo!

Você sonha em morar no interior, mas ainda não sabe qual é a melhor cidade para você? Com certeza existem muitas vantagens em sair das grandes metrópoles e optar por uma vida no interior, mas a decisão da localização deve ser tomada com atenção para que você escolha uma cidade realmente capaz de suprir as necessidades da sua família.

Pensando nisso, hoje vamos compartilhar com você algumas das muitas vantagens de morar em Rio das Pedras! A cidade, localizada no interior de São Paulo, reserva lindas surpresas para quem decide estabelecer uma vida com a família por lá.

Ficou curioso para conhecer mais sobre Rio das Pedras? Então fique com a gente por aqui, pois ao longo deste conteúdo vamos te contar tudo que você precisa saber sobre a cidade.

Vem se apaixonar com a gente! Boa leitura.

Morar no interior = mais qualidade de vida!

Viver no interior é a certeza de ter uma vida com mais tranquilidade e segurança, por isso acaba se tornando um sonho para grande parte dos brasileiros. Se você também tem este sonho, já deve ter se perguntado qual é a melhor cidade para morar no interior, certo?

Neste contexto, podemos dizer que o primeiro passo para a escolha de um imóvel em cidades localizadas no interior é levar em consideração as principais necessidades da sua família. Para viver bem é preciso optar por um local que disponibilize serviços essenciais para você.

Se você tem filhos, por exemplo, vai precisar de uma boa escola, hospitais e opções de lazer para os pequenos, não é mesmo? A garantia de mais qualidade de vida é uma certeza no interior, mas é preciso considerar estes detalhes também:

  • Pesquise muito! Visite a cidade, conheça as oportunidades, a infraestrutura e os serviços disponíveis
  • Analise a segurança, área de saúde e de educação
  • Conversar com os moradores é uma ótima forma de conhecer a cidade, afinal eles vivem diariamente a realidade local e não pode existir uma opinião melhor do que essa, não acha?
  • Conheça os bairros e compare preços dos imóveis

Atendendo a todas essas características, Rio das Pedras é um grande destaque e está entre as melhores cidades para se viver no interior paulista, por isso decidimos desenvolver um post exclusivo para te apresentar este município incrível . Então que tal começarmos pela história local?

Conheça a história de Rio das Pedras

Tudo começou quando a Estrada de Ferro Ituana – hoje FEPASA – levou os trilhos até Piracicaba entre os anos de 1870 e 1871. Para chegar até a cidade, a empresa precisou cortar a região de Rio das Pedras, que também recebeu sua própria estação ferroviária.

Assim nascia o povoado que daria origem à Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio das Pedras. Tendo a cafeicultura como atividade principal, o povoado foi se desenvolvendo e finalmente, em 1889, surgia o Distrito de Bom Jesus do Rio das Pedras, pertencente a Piracicaba (SP).

Foi só em julho de 1894 que o Distrito ganhou o título de Vila e alguns meses depois, em dezembro, foi elevado ao título de cidade. A partir daí, a atividade agrícola ganhou cada vez mais destaque com o advento da cana de açúcar, responsável por movimentar o setor industrial do município.

Muitas grandes usinas se estabeleceram em Rio das Pedras para produzir açúcar e álcool, ajudando também o mercado de trabalho local ao oferecer ótimas oportunidades de emprego.

Até hoje a cidade é conhecida por sediar várias empresas de grande porte como a Arcor Brasil, Painco S/A e empresas terceirizadas da Hyundai Motor Brasil.

Vantagens de morar em Rio das Pedras

Com quase 30 mil habitantes, Rio das Pedras vai muito além da cana de açúcar e se destaca pela qualidade de vida. Confira agora os principais benefícios de se viver no município:

1. Vida de interior perto da cidade grande

Muita natureza, menos tempo no trânsito, mais segurança, menos poluição: não há dúvidas de que desfrutar aquele clima interiorano cheio de aconchego e tranquilidade é um privilégio, certo?Apesar disso, estar perto dos grandes centros urbanos é uma grande vantagem por permitir acesso a uma variedade maior de serviços.

Então, você já pensou em unir essas duas realidades? Morando em Rio das Pedras isso é possível: a cidade fica a apenas 165 km de São Paulo!

Você pode viver toda a calmaria de morar no interior sem ficar muito longe da grande capital, assim fica bem fácil ir até lá sempre que precisar, seja para trabalho ou a lazer.

2. Muito mais qualidade de vida

Falamos muito sobre qualidade de vida ao longo deste texto, mas vale a pena dedicar um item exclusivo para o assunto, pois o meio em que vivemos tem interferência direta neste aspecto.

Quando escolhemos morar em uma cidade tranquila e com boa infraestrutura como Rio das Pedras, a qualidade de vida aparece como uma consequência dessa decisão. Isso porque você tem menos preocupações no dia a dia e ainda pode contar com um ambiente mais saudável para viver.

Outro ponto muito positivo de Rio das Pedras é o custo de vida, que é bem mais baixo do que os gastos em cidades grandes como São Paulo. Você pode encontrar ótimas casas com preços muito atrativos, além de serviços, como escolas e transporte, com valores menores.

3.Mercado de trabalho movimentado pelo setor industrial

O crescimento do cultivo da cana de açúcar em Rio das Pedras e região movimentou não apenas o setor agrícola, mas também o setor industrial. Não é a toa que hoje a cidade conta com grandes empresas, como nós já contamos aqui para você.

Uma das principais vantagens de se viver em uma cidade com pólo industrial é a movimentação do mercado de trabalho. A indústria é um dos segmentos que mais gera emprego e renda no país, por isso a cidade é ótima para quem busca novas oportunidades de trabalho ou já atua no ramo industrial ou agrícola.

Além disso, você não precisa perder horas no trânsito para chegar até o seu trabalho como acontece nas grandes cidades: no interior você está livre dessa dor de cabeça e pode passar mais tempo com a família!

4. Fácil acesso à diversas cidades importantes da região

Com 226.939 km² de área total, Rio das Pedras tem como vizinhos as cidades de Mombuca, Saltinho e Piracicaba. O acesso a cada um desses municípios é bem fácil, assim como o trajeto até a capital de São Paulo – que leva cerca de apenas 2 horas .

Piracicaba, por exemplo, está a apenas 20 minutos da cidade. Essa proximidade é ótima caso você precise trabalhar no município vizinho ou até mesmo para quando você quer dar uma escapadinha no final de semana para passear com a família em um lugar diferente.

O serviço de transporte público também interliga Rio das Pedras aos principais municípios vizinhos, facilitando ainda mais sua locomoção no dia a dia.

5. Proximidade com a natureza

Já imaginou um ambiente muito mais saudável com mais áreas verdes e menos poluição? Pois a natureza faz parte da vida de quem escolhe morar no interior de São Paulo!

Em Rio das Pedras você tem a oportunidade de aproveitar as vantagens do interior e ficar muito mais próximo da natureza. As áreas verdes ajudam a neutralizar os efeitos da poluição, garantindo um ar mais limpo e, consequentemente, um ambiente mais saudável para você.

Além disso, os espaços mais arborizados que você encontra em Rio das Pedras contribuem para um clima mais ameno e agradável, diminuindo a sensação de calor e trazendo mais umidade ao ar. Tudo isso ajuda a combater doenças respiratórias como rinite, bronquite, asma e alergias.

6. Mais segurança para você e sua família

Um grande diferencial de investir em imóveis no interior é a segurança e com Rio das Pedras não é diferente. Ao contrário dos grandes centros urbanos, você não precisa se preocupar com números elevados de crimes.
Com isso, você pode viver muito mais tranquilo e aproveitar cada momento com a família e amigos sem medo ou insegurança.

7. Excelentes opções na área de educação

Principalmente se você tem crianças na família, sabe o quanto uma educação de qualidade faz a diferença, não é mesmo? Por isso não dá para deixar de analisar este item ao escolher uma cidade para morar e Rio das Pedras não deixa a desejar neste quesito.

O município conta com excelentes escolas públicas e privadas, além de faculdades renomadas na cidade e na região. A universidade Anhanguera, por exemplo, tem um polo em Rio das Pedras.
Já em Piracicaba, que fica bem pertinho de Rio das Pedras, você pode encontrar outras grandes instituições privadas ou públicas como a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP e a Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).

Gostou de conhecer melhor a cidade? Então confira aqui as melhores opções de imóveis de Rio das Pedras. Com este post pudemos perceber a importância de morar bem para a qualidade de vida e essa pode ser a cidade perfeita para construir novas memórias com a sua família: agora a decisão é toda sua, esperamos ter ajudado!

Rolar para cima