entenda como pausar as parcelas do seu financiamento imobiliario

Entenda como pausar as parcelas do seu financiamento imobiliário

Bancos como Caixa, Santander, Itaú e Bradesco adotaram medidas para amenizar os impactos causados pela pandemia do coronavírus no bolso dos trabalhadores. A ação, determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), permite congelar parcelas do financiamento de imóvel ou carro nos próximos 60 dias.

Para entender como funciona e saber como solicitar a pausa de parcelas do seu financiamento imobiliário, continue a leitura deste post com a gente!

Como funciona o congelamento das parcelas?

Com a nova medida, será possível congelar as próximas duas parcelas do seu financiamento imobiliário. Durante este período, a taxa de juros se mantém e não haverá cobrança de multa.

O pagamento das parcelas pausadas será realizado no final do financiamento: você ficará sem pagar por dois meses, depois as prestações voltam ao normal com a adição dos pagamentos congelados no final.

Entenda as regras

Para solicitar o congelamento das parcelas do financiamento imobiliário existem algumas normas estabelecidas pelos bancos. Confira:

• A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas.
• Somente financiamentos com as prestações em dia podem solicitar a pausa.
• Na Caixa Econômica Federal, financiamentos com até duas prestações em atraso também podem fazer a solicitação.
• Quem utiliza o FGTS para o pagamento das prestações na Caixa não pode solicitar a pausa. Quem possui crédito pela modalidade Home Equity deverá ter pelo menos 11 parcelas pagas para requerer o benefício.

Como pausar as parcelas do financiamento imobiliário?

Para evitar aglomerações e manter as medidas de combate à propagação do vírus, o pedido deve ser feito em canais online, como o internet banking e aplicativos, ou pela central de atendimento telefônica de cada instituição. Não é necessário ir até uma agência.

Veja como pausar as parcelas do financiamento imobiliário em cada instituição financeira:

1. Caixa

Para pessoas físicas, o serviço de congelamento de prestações pode ser acessado pelo aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (0800-726 8068) ou pelo Telesserviço (3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para outras localidades). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

No aplicativo, basta acessar a aba “Serviços”, selecionar a opção “Pausa emergencial” e seguir as orientações para concluir a solicitação. Para pessoas jurídicas, é preciso entrar em contato direto com o gerente.

A Caixa efetiva o serviço em até 48h e considera a data retroativa do pedido.

2. Santander

O banco lançou um hotsite exclusivo para atender e orientar quem deseja prorrogar as parcelas por até 60 dias. Basta acessar aqui para encontrar o canal de atendimento indicado para você.

3. Itaú

A solicitação de pausa das parcelas no Itaú deve ser feita pelas centrais de atendimento. Para financiamentos imobiliários, você pode fazer o pedido de segunda a sexta-feira das 8h às 21h pelo 4004-7051 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0300-789-7051 (demais localidades).

4. Bradesco

O Bradesco não deu detalhes sobre o processo, mas se colocou à disposição para prorrogar o pagamento de prestações por 60 dias, conforme orientação do Conselho Monetário Nacional. Entre em contato pelos canais de atendimento para mais informações.

 

Medidas como estas reforçam a importância de agirmos juntos para o bem de todos. Se cuide e lembre-se de que tudo isso vai passar em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima