Casa X Apartamento

Casa X Apartamento: saiba qual é a melhor opção para você!

Quando decidimos comprar um imóvel, uma das primeiras questões é decidir entre casa e apartamento. Para isso, o ideal é pesar as vantagens de morar em casa ou em apartamento para analisar o que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Para te ajudar nessa importante decisão, vamos falar um pouco sobre as principais características de cada opção. Continue a leitura e saiba qual é o seu novo lar ideal!

Como escolher entre casa e apartamento?

A compra de imóvel é um grande investimento e também um grande sonho para muita gente, mas a dúvida na hora de escolher o tipo de moradia pode nos deixar bem divididos.

Essa decisão vai depender de uma série de fatores e é muito pessoal. Você deve colocar na balança as características de cada moradia e identificar aquela que melhor atende às suas necessidades.

Pense na sua rotina, seu estilo de vida, nas suas expectativas para o novo lar e no seu orçamento. Para saber como escolher entre casa e apartamento, uma boa dica é colocar na ponta do lápis os prós e os contras de cada imóvel.

Nós também vamos te ajudar nessa missão: listamos 4 vantagens de morar em casa e 4 vantagens de morar em apartamento para que você consiga ter uma ideia melhor de cada moradia. Confira!

Vantagens de morar em casa

Como já falamos, a escolha é muito pessoal e vai depender de diversos fatores, mas uma casa pode ser a opção ideal para quem tem uma família grande, cachorros de médio ou grande porte ou desejam mais privacidade.

Além disso, temos outras 4 vantagens de morar em casa para compartilhar com você. Olha só:

  1. Mais liberdade
    Espaços coletivos, como os condomínios, exigem regras para manter uma boa convivência e isso pode limitar um pouco os moradores. Isso é mais difícil de acontecer para quem escolhe morar em casa.
    É claro que existem algumas normas e questões éticas que precisam ser seguidas, mas uma casa permite organizar uma festa com mais flexibilidade ou ter uma liberdade maior com horários de entrada e saída, por exemplo.
  2. Espaços maiores
    Essa é uma das principais vantagens da casa, principalmente para quem tem uma família grande. Os espaços desse tipo de moradia costumam ser maiores e com mais área verde.
    Além disso, existe a possibilidade de você ter uma área de lazer só sua, uma garagem privativa e outros espaços que normalmente são compartilhados em condomínios.
  3. Menos taxas
    Quem mora em apartamento normalmente precisa pagar uma taxa condominial mensal. Com uma casa você pode se livrar desse gasto extra.
    Isso só vai acontecer se você optar por morar em um condomínio fechado. Nesses casos é prevista uma cobrança referente à manutenção dos espaços comuns do prédio, limpeza e segurança, por exemplo.
  4. Espaço externo
    Outra grande vantagem das casas são os espaços externos. Ao contrário da limitação dos apartamentos, com um bom terreno é possível ter uma bela área verde, uma churrasqueira para receber os amigos e até mesmo uma piscina.

Vantagens de morar em apartamento

O apartamento é uma ótima opção de imóvel para quem mora sozinho ou tem uma família pequena. Apartamentos maiores também podem ser ótimos para quem tem família grande e deseja praticidade e segurança no dia a dia.

Olha só as vantagens de morar em apartamento que nós listamos para você:

  1. Mais segurança
    Uma das principais vantagens de morar em apartamento é a segurança. Você pode ficar bem mais tranquilo sabendo que tem uma portaria controlando acessos ao prédio e ainda sistemas de alarme e câmeras para complementar a segurança.
  2. Áreas de lazer incluídas
    Apesar da limitação dos apartamentos, uma grande vantagem desse tipo de moradia é ter as áreas de lazer já incluídas. Piscina, parquinho para as crianças, campo de futebol, salão de festas e academia podem fazer parte do pacote. Com isso você não precisa gastar dinheiro para construir uma nova área de lazer e tem toda a comodidade de ter essas opções bem perto de você.
  3. Sem preocupação com manutenção
    A taxa do condomínio pode parecer uma desvantagem, mas quando pensamos que ela serve para cobrir todos os gastos com limpeza e manutenção das áreas comuns logo podemos ver a praticidade que ela traz.
  4. Convivência maior com vizinhos
    Ter os vizinhos mais próximos pode trazer uma sensação de segurança e tranquilidade ainda maior. Além de fazer novas amizades, você pode contar com uma pessoa de confiança para cuidar das suas plantas ou do seu animal de estimação quando for viajar, por exemplo.

E então, já sabe qual é a melhor opção para você? A Cataguá pode te ajudar ainda mais a realizar o sonho da casa própria com economia e qualidade de vida garantidas!

Acesse a página Imóveis no nosso site para conhecer os empreendimentos disponíveis!


Rolar para cima